Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
CRPMT manifesta indignação em relação ao caso de Jhonatan Lira Xavier
Por Pau e Prosa
17/08/2020 - 21:14

Foto: reprodução

ele, que morreu na madrugada do dia 9 de agosto após ingerir 3 garrafas de corote para ganhar R$ 1,00, era esquizofrênico e usava medicamentos controlados 

 
 

A Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) emitiu nota de repúdio e indignação pelo ocorrido com Jhonatan Lira Xavier, de 27 anos, que morreu na madrugada do dia 9 de agosto após um “desafio” para ganhar R$ 1,00. O rapaz, que costumava pedir dinheiro na rua e fazia uso de medicamentos controlados para tratar a esquizofrenia, acabou ingerindo três garrafas de corote instigado por um grupo de homens.

Segundo a comissão, o ocorrido ressalta questões importantes acerca das políticas públicas voltadas às pessoas em sofrimento mental. Na trajetória da Luta Antimanicomial tem sido bastante discutidos o estigma e a exclusão social e cultural vividos pelas pessoas em sofrimento psíquico, mas o caso revela um outro lado bastante sombrio da moeda, lamentam as(os) psicólogas(os). Comportamentos absurdos e vexatórios não devem ser tratados com “normalidade”.

Uma pessoa em situação de vulnerabilidade não é menos humana do que qualquer outra, frisa a comissão no documento, lembrando o caso do indígena Galdino Jesus dos Santos, que morreu após ter sido incendiado em uma “brincadeira” de rapazes de classe média de Brasília, em 1997.

A nota alerta ainda para a responsabilidade do poder público em assegurar a devida assistência e proteção às pessoas que se encontram em sofrimento emocional. O que tem sido visivelmente prejudicado com o gradativo desmonte da Rede de Atenção Psicossocial. Por fim, a Comissão exige das autoridades competentes a apuração do caso e a responsabilização dos envolvidos, além de expressar solidariedade e apoio à família de Jhonatan.

Clique AQUI e leia a íntegra da Nota de Posicionamento.

 
 
Carregando comentarios...