“Educação ambiental com pescadoras/es tradicionais no pantanal de MT: uma pesquisa dialógico-crítica” é título de pesquisa resultante do doutorado do professor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Silvano Carmo de Souza publicada no Livro intitulado “Diálogo e transição educadora para Sociedades Sustentáveis”. A obra organizada pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo, Rafael de Araujo Arosa Monteiro, Marcos Sorrentino e Pedro Roberto Jacobi será lançada nesta terça-feira (22.09), às 17 horas, horário de Brasília- em evento virtual aberto à participação de todas as pessoas interessadas.
Com e emissão de certificado e inscrições gratuitas pelo site http://bit.ly/livrodialogo2, o evento será transmitido por meio da plataforma Google Meet com link enviado após confirmação de inscrição.
O título do professor do IFMT em autoria conjunta com o pesquisador/orientador Amadeu Logarezzi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a bióloga Claudia Sala de Pinho, do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e o biólogo Rogério Costa, do Instituto Chico Mendes é fruto de pesquisa de educação ambiental na perspectiva dialógico-crítica com base nos pressupostos teóricos metodológicos de Paulo Freire, Jurgen Habermas e Ramón Flecha, experienciada no cotidiano com pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais pantaneiras da região de Cáceres – MT que desenvolvem a pesca artesanal.
A obra
Organizado em três partes ‘Teoria e Métodos’, ‘O diálogo na interface Educação e Ambiente’ e ‘Pesquisas e Ambiente’, o livro é composto por 20 capítulos e 38 autores e aborda concepções teóricas e metodológicas de Educação Ambiental que tem como princípio fundante o Diálogo. Com apoio editorial do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo IEE-USP, a obra lançada pela editora Na Raiz, São Paulo, 2020, conta com o apoio financeiro da Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP e com contribuições e prefácio do escritor Carlos Rodrigues Brandão.
Em versão digital, o livro ficará disponível gratuitamente, a partir desta terça-feira (22.09) no site: https://editoranaraiz.wordpress.com/livros