Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
“Agricultura familiar é muito importante para gerar renda local”, diz Zé
Por assessoria
31/10/2020 - 13:49

Foto: assessoria

Para ele, este segmento é uma das principais alternativas para transformar Cáceres em uma economia independente e autossustentável

 

Como produtor de queijos e leite, o candidato a prefeito pelo PSC, José Eduardo Torres (Zé Eduardo), sabe bem as necessidades que existem na zona rural. Casado com Sueli Ferreira Torres, eles atuam em agricultura familiar desde a década de 1990. E foi assim que criaram seus dois filhos, Francisco e Maria Eduarda, hoje já adultos. Por isso, para ele, está mais do que na hora apoiar iniciativas de economia solidária e empreendedorismo da agricultura familiar, para geração de renda local.

“Precisamos diminuir o arrocho fiscal, ampliar ações para fomento e promoção destes produtos e serviços e incentivar a sua comercialização nas feiras livres e mercados municipais”, afirma o candidato. Ele sabe como é importante escoar a produção rural.

Como vereador, criou a Lei 2.696, que institui a Feira Permanente na Praça. Esta iniciativa protegeu mais de 80 famílias que tiram seu ganha pão deste trabalho. “Na época, a atual gestão havia notificado os feirantes, pois queriam transformar o local em feira móvel e as barracas fixas teriam de sair de lá”, explica. Com a aprovação desta lei, a feira não corre mais o risco de ir para outro lugar.

Quando atuou como Coordenador de Desenvolvimento Rural, na Secretaria de Agricultura, no início dos anos 2000, implementou as feiras itinerantes e, para estimular a agricultura familiar, intermediava a negociação do excedente em Cuiabá.

Também desenvolveu assessoria técnica aos produtores, como: orientação de preparo de solo; análise de solo; tipos de plantio. “O município cedia as sementes e, em contrapartida, o produtor passava um percentual da sua produção para abastecer a merenda escolar do município.”

Em seu governo, ele continuará incentivando a aquisição de produtos e a contratação de serviços ofertados por grupos de economia solidária e agricultura familiar, no âmbito da administração pública municipal. “Vamos criar mecanismos para a compra institucional direta dos produtores da agricultura familiar e para a comercialização dos produtos da agricultura familiar, com preço justo, acessível e também em regime de parceria público-privada”, revela.

A melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores rurais é um dos fatores primordiais no plano de governo de Zé Eduardo para transformar Cáceres cada vez mais autossustentável economicamente. “Pretendemos ampliar a visibilidade desses empreendimentos econômicos no município, a fim de que cada vez mais pessoas conheçam estes produtos para consumi-los. Assim, é possível girar a economia local, com mais eficiência e valorização dos cidadãos cacerenses.”

Carregando comentarios...