Departamento de Trânsito de Mato Grosso automatiza leilões de veículos
Por Redação 24 Horas News
13/11/2012 - 09:08
Está em fase de testes o sistema de controle de leilões que será adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) a partir de janeiro de 2013. Este é o primeiro software informatizado usado pelo órgão nesta área. Até então, o trabalho é feito manualmente nas unidades do Estado.
O sistema, desenvolvido pelos técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), automatiza os procedimentos referentes aos leilões, desde a fase de coleta de dados dos veículos aptos, passando pela classificação dos mesmos até a finalização do processo com o lançamento do edital. O aplicativo possui comunicação com o sistema do DetranNet com módulo de operação para aplicação móvel.
De acordo com o gerente de projetos de software do Cepromat, Emanuel Daubian, o aplicativo móvel, por sua vez, possibilita que os dados pré-apurados requisitados pelo sistema estejam disponíveis para consultas, inserções de classificação, imagens e dados pertinentes ao processo mesmo trabalhando offline (indisponível o acesso em rede ou ao sistema de comunicações), uma vez que sejam carregados previamente.
Para o presidente do Detran/MT, Teodoro Moreira Lopes, o sistema irá trazer grandes avanços para o órgão, já que irá agilizar o cadastro de veículos disponíveis para serem leiloados. “Essa nova metodologia de trabalho fará com que, com menos servidores possamos realizar as mesmas tarefas e com mais rapidez”, destaca ele.
Lopes pontua dentre as vantagens de adoção do software, o aumento do número de leilões. “Queremos realizar até 20 leilões ao ano e poder contemplar todos os polos do Estado que possuam veículos apreendidos, o que não conseguimos com o atual método de trabalho”.
O presidente do Cepromat, Djalma Soares, ressalta que o sistema é um dos mais modernos do setor. “A solução, além de oferecer acesso às informações em tempo real, também foi planejada para atender a todo o Estado, prevendo assim, dificuldades de operação em locais que possuam problemas de acesso à Internet, por esse motivo, pode ser acessado quando está offline”, explica.
Atualmente, a frota de veículos de Mato Grosso ultrapassa 1,4 milhão, conforme dados divulgados pelo Detran até outubro deste ano.