Nas eleições municipais de 2020, realizada no dia 15 de novembro, os produtores rurais mostraram que "a união faz a força" e, através do voto, definiram o resultado da eleição, elegendo Enilson de Araújo Rios — Enilson Rios (Solidariedade) para o cargo de prefeito do município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).
O atual prefeito, Joel Marins de Carvalho — Joel Marins (DEM), que foi o candidato à reeleição tido como o favorito, venceu a votação nas urnas na área urbana com aproximadamente cem votos de frente do atual vice-prefeito Enilson Rios. A eleição foi definida pelos votos da área rural, nas comunidades rurais, Enilson Rios venceu a votação do atual gestor por cerca de cento e cinquenta votos a mais, superando a perda ocorrida na cidade e tornando-se prefeito por 56 votos de diferença.
A decisão considerada histórica no município pode ser explicada pela falta de seriedade e compromisso do atual prefeito, Joel Marins, que no dia 20 de janeiro de 2017 assinou um termo de cooperação e gestão integrada entre a Prefeitura de Araputanga e a Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso (Coopnoroeste), recebeu R$ 1,5 milhões para auxiliar os produtores rurais, através dos Projetos de Capineira e Leite a Pasto, e não repassou o recurso para serem investidos na produção rural.
O recurso no valor de um milhão e meio de reais destinado e não repassado pelo prefeito Joel Marins à Coopnoroeste são oriundos de emenda parlamentar do ex deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).
O Diretor Presidente da Coopnoroeste, Mizael Barreto, destacou a força do produtor e a importância da união de todos. Ele acredita que a união de esforços, das pessoas, da família, de pensamentos e até financeira pode resultar em grandes benefícios.