Amanhã, 14, é Dia do Rio Paraguai
Por Diário de Cáceres
13/11/2012 - 11:16
O Comitê Popular do Rio Paraguai tem como meta promover o controle social sem a burocracia do Estado, por isto é denominado 'popular'.
O comitê vem sendo articulado desde 2010, quando aconteceu o Fórum de Defesa do Rio Paraguai, oportunidade na qual foi criado o pré-comitê.No ano de 2011, foi realizada uma assembléia onde foi deliberada a criação do comitê.
O único requisito para participar do Comitê Popular é estar disposto a defender o rio
Paraguai, o Pantanal e o seu povo. O Comitê vê esta defesa como essencial para que não seja implantado um modelo de desenvolvimento que faça do Pantanal apenas mais uma fonte de lucro financeiro.
Composto por vários grupos culturais, o caráter popular é o que identifica o comitê, já que não há necessidade de ser pessoa jurídica para compô-lo, o que no entanto não impede a participação de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Com o slogan "Rio Paraguai/Pantanal, não vou te deixar, te amo demais!", a programação para o Dia do Rio Paraguai traz ainda a mensagem "queremos um Pantanal por inteiro, não pela metade". Veja a programação:
Dia 14, quarta-feira
Manhã
7 horas: Saída das embarcações do Rio, na baía da Carne Seca
7:30 horas: Homenagens e compromissos com o Rio Paraguai, no Cais da Praça Rio Branco
9:30 horas: Audiência Pública sobre os resíduos sólidos (lixo). Local: Câmara Municipal de Cáceres, com a participação do Secretário Nacional de Recursos Hídricos, Pedro Wilson Guimarães.
Tarde e Noite
Chácara Tuiuiú
14 horas:
1-Assembléia do Comitê Popular do Rio Paraguai
2-Seminário sobre Recuperação de Nascentes, "Projeto Laranjeiras"
3-Oficina "Jovem e Ambiente"
19 horas: Seresta Pantaneira.
Maiores Informações:
Salomão -9989-1485
Vanda -9613-1611
Alonso -9602-7141