Só vai receber a vacina contra a covid-19, quem estiver com o cartão de vacina em dias. A orientação parte do Ministério da Saúde, que finaliza o plano de vacinação em todo o país. Por isso, antes de ir para a fila será necessário atualizar o cartão do SUS.
Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou o início da vacinação a partir do dia 20 deste mês. Profissionais da saúde e grupos de risco, como os idosos, acima de 60 anos terão prioridade.
A atualização pode ser feita antes disso, através do aplicativo Conecte SUS, disponível gratuitamente para todos os celulares.
“O Conecte SUS é uma ferramenta do governo federal e plataforma oficial de comunicação entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde. Nele, o cidadão tem acesso a todo o histórico de vacinação, bem como consultas e exames feitos na rede pública”, explica o governo.
Quem ainda não possui o cartão do SUS também devem baixar o aplicativo, que vai gerar o documento de maneira digital. A expectativa é que apenas a rede pública irá disponibilizar a vacina. Por isso, é imprescindível que o público alvo tenha o cartão do SUS.
1) Vá uma das lojas de aplicativos e procure por Conecte SUS. Instale o app no smartphone e abra;
2) Ao abrir o aplicativo, ele vai pedir login e senha, caso você já tenha cadastro. Se você não lembra se tem, basta digitar o CPF que o sistema fará a conferência;
3) Se você não tem, será dada a opção de criar o cadastro e você pode escolher a forma de login;
4) Uma tela deve pedir a verificação de alguns dados, como mês de nascimento, nome da mãe;
5) Para ativar a conta, você receberá um código. Mas antes você deve escolher se quer receber por e-mail ou SMS, indicando também o endereço de e-mail ou número de telefone;
6) Digite o código no campo indicado;
7) Então, o sistema pedirá a criação de uma senha;
8) Depois disso, será necessário informar um endereço de email;
9) Um código será enviado para esse endereço de e-mail;
10) Pronto, seu cadastro está criado.
Em casos de dificuldade com o acesso, a atualização pode ser feita fazer no posto de saúde mais próximo. “Nós pedimos às pessoas que têm condições de fazer pelo celular, que o façam, mas se não for possível, é só ir até um posto ou centro de saúde e solicitar”, alertou a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix.