A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza a partir da próxima semana a Campanha Janeiro Branco com o tema: “Janeiro Branco é sobre saúde mental e saúde mental é sobre tudo!”, a fim de chamar a atenção para a importância da Saúde Mental na vida de cada pessoa. Os interessados em participar das atividades, que serão on-line, devem acessar o site da Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual) e se inscrever gratuitamente.
A organização do projeto é da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e é aberta a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral. A programação começa no dia 25 de janeiro e segue até o dia 29 de janeiro com rodas de conversas e práticas integrativas.
O diretor de Gestão de Integração e Assistência Estudantil, professor Rubens José Bedin destaca o envolvimento de diferentes pessoas e setores na organização do evento. “O Janeiro Branco tem recebido atenção da Prae, por meio da Diretoria de Gestão de Integração e Assistência Estudantil, onde a assistente social Luzinete da Silva Magalhães, têm conseguido mobilizar muitos profissionais, de diversas áreas. E isso é muito representativo, pois une sociedade e universidade para discutirem a saúde mental com a comunidade".
O evento é realizado em parceria com profissionais da rede de serviços do município tais como: o Centro de Referência de Direitos Humanos, o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres, o Centro de terapia holística Casa da árvore e o Projeto Yoga-me.
O limite de participantes para as rodas de conversa é de 50 pessoas. Para a atividade de contação de história, meditação ativa, yoga e dança, não tem limites de participantes.
Neste ano, a campanha se preocupa também como o momento em que estamos vivendo diante da pandemia, que afeta diretamente a sociabilidade, contribuindo para que as doenças mentais sejam as que mais afetam a coletividade. O Janeiro Branco também quer ressaltar a necessidade de investir em psicoeducação e políticas públicas que contribuam no processo de garantia do direito ao acesso a servidos que atendam essa finalidade.
Por conta da pandemia, o evento será virtual por meio da plataforma do google meet, e em cada atividade o participante deve assinar a lista de frequência para ter direito ao certificado de participação.
Programação:
Dia 25/01 – segunda-feira
8hàs 11h - Contação de História como ferramenta da prática educativa e interação social.
15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA: Saúde mental dos estudantes universitários em tempos de isolamento social.
26/01 – Terça-feira
15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA: : Saúde Mental das mulheres negras em tempos de pandemia.
27/01 – Quarta-feira
15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA: Maternidade, Produtividade e os desafios diante ao contexto da Pandemia.
28/01 – Quinta-feira
15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA: A Pandemia e o aumento de casos de violência contra a mulher
29/01 – Sexta-feira
8h às 12:30 – Prática de Yoga Vinyasa, Meditação ativa e Dança
15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA saúde mental em tempos de pandemia, uma equação possível?