A prefeitura de Cáceres liberou, de forma facultativa, as aulas presenciais nas escolas da rede particular, a partir de segunda-feira, 15. O novo decreto também prorroga o toque de recolher na cidade até o dia 02 de março. Assim, bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até 22:30 horas, com mesas separadas a 1,5 m, e com 4 pessoas em cada uma, sendo proibida a junção de mesas. Já os serviços de entrega(delivery) vão poder funcionar até meia-noite.
A prefeita Eliene Liberato foi bastante cobrada por pais de alunos e diretores de escolas, e liberou a atividades incluindo creches e berçários, a partir da próxima segunda-feira.
A medida passa valer a partir da próxima segunda-feira após a publicação do Diário Oficial, e divide opiniões. Mitos pais afirmaram que não irão mandar seus filhos.
Hoje, Cáceres está com 100% das UTI's de covid 73% dos leitos da enfermaria do Hospital Regional de Cáceres ocupada, segundo o boletim epidemiológico do SES-MT publicado na tarde desta sexta-feira(12).
O decreto determina medidas de prevenção ao contágio da COVID-19, como a elaboração de protocolo próprio de organização do retorno. Os pais devem ser informados sobre o protocolo individual da instituição de ensino.
Deve ser mantido o ensino híbrido aos alunos que apresentam algum fator de risco. Salas devem ter apenas 50% carteiras, com distanciamento de 2m entre elas. Deverão ser adotadas medidas de biossegurança como a aferição da temperatura dos estudantes ao entrar no estabelecimento de ensino. Os intervalos entre as aulas devem ser suspensos a fim de evitar aglomerações no local, e é obrigatória a disponibilidade de produtos para higienização das mãos, como água, sabão líquido e álcool em gel 70%.