Em um esforço coletivo, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) necessitou adequar seu calendário letivo e seu método de ensino a fim de dar continuidade à Educação Superior de seus alunos. Nesse sentido, em junho de 2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), aprovou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), por meio da Resolução Nº 028/2020-Conepe, no intuito de fazer cumprir as regras de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19 e dar continuidade ao processo educacional de seus alunos.
Neste sentido, a Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) da Unemat propôs ofertar, via Ensino Remoto Emergencial Específico, a 7ª e a 8ª etapas de Estudos Intensivos aos alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia Intercultural e Licenciatura Intercultural Indígena do câmpus de Barra do Bugres.
A oferta das etapas, nesta modalidade, está ocorrendo desde 30 de novembro de 2020. Em um primeiro momento, foram ofertados quatro componentes curriculares, que foram integralizados como componentes curriculares presenciais. A escolha dos recursos e procedimentos didático-pedagógicos e tecnológicos adotados, levaram em conta, além da pandemia, as condições de acesso à internet e a demais tecnologias de informação e comunicação dos alunos em suas respectivas aldeias.
Sendo assim, foram considerados como melhor forma de oferta, via Ensino Remoto, a elaboração de Cadernos Pedagógicos Específicos para cada Componente Curricular referente às etapas.
Esses Cadernos Pedagógicos Específicos foram elaborados pelos próprios professores responsáveis pelo Componente Curricular, e são organizados em quatro unidades, com um número total de 46 páginas. Além das discussões teóricas sobre a temática, também há indicações de leituras complementares, vídeos e propostas de atividades, disponibilizados em pen drives, com o objetivo de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem.
Os professores acompanham e orientam os estudantes via e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais ou outros meios digitais que estejam ao alcance dos alunos e que se fazem necessários.
A distribuição do material está sob a responsabilidade da Faindi, em parceria com as Coordenações Técnicas Locais e Regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) presentes nos municípios, onde há alunos, respeitando os protocolos vigentes relacionados à pandemia.
Ao todo, cada aluno receberá, além dos quatro cadernos pedagógicos, materiais didáticos complementares que servirão como apoio na realização das atividades propostas pelos professores e álcool em gel para higienização, durante a entrega dos kits.