Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Depois de fiscalizar, orientar e multar, Prefeitura de Cáceres poderá interditar estabelecimentos comerciais por descumprimento às normas de prevenção ao coronavirus
Por redação
10/02/2021 - 12:04

multa é de dois salários mínimos, podendo subir para dez salários em casos de reincidência — Foto: arquivo

 Estabelecimentos comerciais poderão ser interditados em Cáceres, por descumprimento as normas do decreto municipal que estabelece novo horário de funcionamento, distanciamento, e outras normas de biossegurança, como forma de reduzir a disseminação do coronavírus.
 

Coordenador do serviço de Vigilância em Saúde do município, Alberto Garcete informou que 110 estabelecimentos comerciais ,a maioria bares e lanchonetes , já foram autuados e, pelo menos, 15 multados, por desobediência ao decreto. “A princípio fizemos um trabalho orientativo.  Posteriormente, por descumprimento, foram autuados e agora estamos multando” explicou o coordenador.

O valor da multa é correspondente a dois salários mínimos. Em caso de reincidência passa para 10 salários. Se voltarem a reincidir, conforme o coordenador, terão os alvarás de funcionamento cassados e os estabelecimentos interditados.

            O rigor da medida se justifica, já que o número de infectados pelo vírus aumenta a cada dia na cidade. O Boletim Epidemiológico (B.E) expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira (9/2) confirma 51 novos casos, em 24 horas. Desde o início da pandemia já são 5.253 casos da doença.

            O B.E diz ainda que 15,112 pessoas foram notificadas. Desse total, 9.658 foram descartados. Diz ainda o documento que, 201 pessoas estão aguardando resultados de exames e outras 191 estão em isolamento domiciliar; 17 estão em leitos hospitalares e 147 foram a óbitos. A notícia boa é que 4.898 pacientes foram recuperados.(Informações Sinézio Alcântara)
 

Confira as medidas de prevenção à Covid-19 elencadas pela Agência Nacional de Saúde  USO DA MÁSCARA

O uso da máscara continua sendo instrumento fundamental para o controle da pandemia e as dicas mais importantes de uso são as seguintes: A máscara é individual e não deve ser compartilhada com ninguém. As máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou com sujeira aparente.

Não se deve ficar mais do que três horas com a mesma máscara. Como serve de barreira física ao vírus, o ideal é que tenha pelo menos duas camadas de pano. Use sempre que precisar sair de casa e lembre de levar uma reserva e uma sacola para guardar a máscara usada quando precisar trocar.

Deve cobrir o nariz e a boca e ser usada de forma permanente no rosto, ou seja, não deve ser manipulada para o queixo ou pendurada em uma das orelhas, por exemplo.

HIGIENE E AGLOMERAÇÃO

Medidas básicas na rotina diária, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são fundamentais para a redução do contágio. Sem a adoção dessas recomendações, o número de casos pode se proliferar com muita rapidez. No caso específico da higienização, é recomendado o uso do álcool a 70% como desinfetante e antissépticos para as mãos.

CUIDADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

No ambiente de trabalho é importante estar atento à higiene. O recomendado é que as empresas e organizações disponibilizem recursos para a higienização das mãos nos locais de trabalho, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, com abertura que não demande contato manual, ou sanitizante adequado para as mãos, como álcool a 70%.Quanto ao distanciamento, a recomendação é manter o espaço mínimo de um metro entre os trabalhadores e o público. Os funcionários devem usar a máscara cirúrgica ou de tecido e adotar divisórias impermeáveis ou fornecer proteção facial do tipo viseira plástica ou óculos de proteção.

Nas refeições, a orientação é para que os trabalhadores sejam distribuídos em horários diferentes para o uso do refeitório e seja mantido o espaço mínimo de um metro entre as pessoas nas filas e mesas. No caso dos banheiros, deve-se evitar a aglomeração. Mais informações no portal do Ministério da Saúde.

CUIDADOS COMPLEMENTARES

O álcool 70% é um importante aliado de higienização na luta contra a Covid-19. Mas é importante estar atento ao seu uso para evitar queimaduras. Fique distante do fogo!

Ao usar a máscara, passe protetor solar para evitar marcas de queimaduras de sol indesejáveis no rosto. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas opções de máscaras de pano, em caso rompimento do elástico ou de umidade excessiva na mesma.

Tenha cuidado com o descarte das máscaras descartáveis. Vede a máscara com uma sacola e jogue diretamente na lixeira. Em caso de suspeita de contágio de Covid-19, consulte primeiramente a operadora do seu plano de saúde, através dos canais de atendimento, para obter orientações de atendimento.

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

O poder da tolerância

08/02/2021 - 21:47
Artigos

Deixem seus filhos tentarem

08/02/2021 - 21:25