Na última sexta-feira (5/2), o Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), realizou cerimônia para a implantação do Comitê de Ética de Enfermagem. A unidade foi a primeira da cidade a realizar a implementação desta comissão.
O evento contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso (Coren-MT) e do hospital. Na ocasião também foram apresentados os membros do comitê.
A Comissão de Ética de Enfermagem é um órgão representativo dos Conselhos junto às instituições de saúde, ensino e pesquisa, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional.
De acordo com Ligia Arfeli, conselheira Secretária Coren, o comitê terá um impacto muito positivo no HSL. “Os profissionais se sentem valorizados quando estão sendo assistidos pelo conselho de classe, isso mostra um reconhecimento do bom trabalho da assistência, principalmente, porque os empodera dentro da instituição”, explica.
A comissão não tem autonomia para tomar decisões finais, mas atua no cuidado para apurar melhor os fatos ocorridos nas unidades, como a conciliação entre as partes e orientações, além de emitir os relatórios ao Coren.
Para Diego Pes, diretor Assistencial do São Luiz, foi de suma importância instaurar o comitê. “Acredito que isso refletirá de uma forma muito favorável, não só para os colaboradores, mas também aos nossos pacientes, pois, isso significa que estamos desenvolvendo de forma contínua a qualidade e segurança assistencial”, afirma.
Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, o HSL possui cerca de 300 profissionais de enfermagem e é referência no atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Ginecologia e Pediatria, para 22 municípios da região Oeste do estado, e alguns municípios do país vizinho, a Bolívia, atendendo gestantes de alto risco encaminhadas pelos serviços municipais.