Apesar do aumento de casos de contágio, pelo coronavírus, em Cáceres, com a chegada da vacina, a maioria das pessoas se acomodou e está deixando de fazer uso da máscara, principal acessório recomendado pelos órgãos de saúde, para evitar a disseminação do vírus junto à população.
Além da falta do uso da máscara, muitos comércios, principalmente bares e casas noturnas, estão ignorando outras recomendações, como por exemplo, a aglomeração e o distanciamento social entre as pessoas.
No final de semana, entre sexta-feira e sábado , alguns estabelecimentos desses ramos promoveram shows com bandas musicais, ao vivo. Em um deles, o promotor do evento, no encerramento, já convidou os presentes, para outra noitada, na próxima sexta-feira.
Coordenador da Vigilância em Saúde, Alberto Garcete, informou que a prefeitura intensificou a fiscalização nos últimos dias. Porém, são muitos pontos para fiscalizar e falta conscientização da população.
“Intensificamos a fiscalização nos últimos dias. A Vigilância em Saúde já notificou mais de 100 proprietários de bares. Outros já foram multados. Não gostaríamos, mas o próximo passo, será a interdição desses estabelecimentos. Pois sabemos que, muitos são reincidentes. Falta conscientização do povo” ,afirmou.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico expedido pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, no sábado (6/2), em Cáceres, desde o início da pandemia no mês de março de 2020, foram notificadas 14.947 pessoas.
Desse total foram confirmados 5.202 casos; descartados 9.518 e 227 estão em investigação. O boletim aponta para 4.820 pacientes recuperados; 217 em isolamento domiciliar; 20 internados e 145 óbitos.
Confira as medidas de prevenção à Covid-19 elencadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS): USO DA MÁSCARA
O uso da máscara continua sendo instrumento fundamental para o controle da pandemia e as dicas mais importantes de uso são as seguintes: A máscara é individual e não deve ser compartilhada com ninguém. As máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou com sujeira aparente.
Não se deve ficar mais do que três horas com a mesma máscara. Como serve de barreira física ao vírus, o ideal é que tenha pelo menos duas camadas de pano. Use sempre que precisar sair de casa e lembre de levar uma reserva e uma sacola para guardar a máscara usada quando precisar trocar.
Deve cobrir o nariz e a boca e ser usada de forma permanente no rosto, ou seja, não deve ser manipulada para o queixo ou pendurada em uma das orelhas, por exemplo.
HIGIENE E AGLOMERAÇÃO
Medidas básicas na rotina diária, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são fundamentais para a redução do contágio. Sem a adoção dessas recomendações, o número de casos pode se proliferar com muita rapidez. No caso específico da higienização, é recomendado o uso do álcool a 70% como desinfetante e antissépticos para as mãos.
CUIDADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
No ambiente de trabalho é importante estar atento à higiene. O recomendado é que as empresas e organizações disponibilizem recursos para a higienização das mãos nos locais de trabalho, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, com abertura que não demande contato manual, ou sanitizante adequado para as mãos, como álcool a 70%.
Quanto ao distanciamento, a recomendação é manter o espaço mínimo de um metro entre os trabalhadores e o público. Os funcionários devem usar a máscara cirúrgica ou de tecido e adotar divisórias impermeáveis ou fornecer proteção facial do tipo viseira plástica ou óculos de proteção.
Nas refeições, a orientação é para que os trabalhadores sejam distribuídos em horários diferentes para o uso do refeitório e seja mantido o espaço mínimo de um metro entre as pessoas nas filas e mesas. No caso dos banheiros, deve-se evitar a aglomeração. Mais informações no portal do Ministério da Saúde.
CUIDADOS COMPLEMENTARES
O álcool 70% é um importante aliado de higienização na luta contra a Covid-19. Mas é importante estar atento ao seu uso para evitar queimaduras. Fique distante do fogo!
Ao usar a máscara, passe protetor solar para evitar marcas de queimaduras de sol indesejáveis no rosto. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas opções de máscaras de pano, em caso rompimento do elástico ou de umidade excessiva na mesma.
Tenha cuidado com o descarte das máscaras descartáveis. Vede a máscara com uma sacola e jogue diretamente na lixeira. Em caso de suspeita de contágio de Covid-19, consulte primeiramente a operadora do seu plano de saúde, através dos canais de atendimento, para obter orientações de atendimento.