A implantação do serviço de hemodinâmica, no sentido de acelerar e solucionar a demanda reprimida, de pacientes com problemas cardíacos, não apenas em Cáceres, mas em toda região. Essa é uma das metas traçadas, para este ano, pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Luz Landim (PV) e o deputado federal, Dr. Leonardo (SD).
Landim e o deputado Dr. Leonardo – representante da região na Câmara Federal -, estão trabalhando de forma conjunta, para criação de uma agenda de trabalho, na área da saúde, para retomada de vários procedimentos. Não existe uma estatística oficial. Contudo, estima-se que a demanda reprimida de pacientes cardíacos na região, seja de mais de 3 mil casos.
Uma das propostas, de acordo com o vereador Luiz Landim, será a celebração de um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, para atender pacientes de toda região.
“Com a criação do servido de hemodinâmica no município, o próximo passo será fazer uma parceria com o Consórcio de Saúde. Além de consultas, iremos resolver a questão da demanda reprimida dos pacientes com problemas cardíacos de toda região” explica assinalando que “iremos solucionar de forma rápida, barata e eficiente, um procedimento que há muito tempo está estagnada.
Representante do Partido Verde na Câmara Municipal, Luiz Landim, destaca que outra meta será “brigar” para que Cáceres possa contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. SAMU como é conhecido, é um serviço de saúde subordinado ao Ministério da Saúde, destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência.
“Com aproximadamente 100 mil habitantes e considerada polo regional de saúde, Cáceres necessita de SAMU. Atualmente, o trabalho de resgate, principalmente, em acidentes, tanto no perímetro urbano, como rural do município, é atendido, apenas pelo Corpo de Bombeiros. Daí a nossa luta para que possamos contar com um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” justifica.
Parceiro na elaboração da agenda, o deputado doutor Leonardo, disse que estará viabilizando a liberação de emendas parlamentares, para reforçar, a área de saúde no Estado e município. Uma das propostas, segundo ele, será ampliar o espaço físico do Hospital Regional.
“O que se percebe é que, devido ao fato de receber pacientes de toda região da chamada Grande Cáceres, o Hospital Regional, já está ficando pequeno. E, a nossa intenção é viabilizar recursos para ampliar o número de leitos” disse enaltecendo que “Cáceres vive atualmente um momento ímpar. Todos os envolvidos na administração são da área de saúde”.
E, lembrou “o secretário de Saúde é médico, o vice-prefeito é médico, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal é Fisioterapeuta, o vice-prefeito é médico e o deputado representante da região é médico. Agora é o momento de fazermos um bom trabalho e transformar de vez a cidade, num polo regional de saúde”.