A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Logística e Saneamento e Meio Ambiente, desenvolve projeto de viveiro de mudas nativas, frutíferas e ornamentais, para urbanizar praças, avenidas, córregos e áreas verdes do município.
Esse trabalho é desenvolvido em parceria com reeducandos da Cadeia Pública de Cáceres, há pelo menos 03 (três) anos.
Sob coordenação do cenógrafo Marcionei Miranda, os reclusos passam por oficinas onde são selecionados os que apresentam traquejo para trabalhar com plantas. "Nós treinamos essas pessoas e eles conquistam remissão da pena e uma profissão, a maioria já sai com emprego garantido por ter sido capacitado", contou Marcionei.
A Secretária de Meio Ambiente, que também responde pela pasta do Turismo, Alessandra Castilho, disse que a Prefeitura conta com mais de 15 (quinze) mil mudas, em três estágios. "A primeira germinação das sementes; a segunda o transplante; e, a terceira, quando as mudas estão prontas para serem fixadas nos locais definitivos. Temos espécies raras como a de tamareiras, várias espécies de palmeira raras como a carpintaria, leque e delocuba, além de plantas nativas e algumas ornamentais", explicou Alessandra.
A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que o projeto de urbanização já está em fase de ser executado e agradeceu o apoio de todos os participantes. "Esse projeto vai gerar economia para os cofres públicos e é ecologicamente correto, o adubo tem uma porcentagem das árvores trituradas pela máquinas do município, as grades de proteção que serão utilizadas nas árvores são construídas de madeiras reaproveitadas, as bases para as sementeiras são feitas com a parte de baixo das garrafas pet que sobram dos enfeites natalinos, as mudas maiores são colocadas em latas de tintas que vão para o lixo. Além de todas essas vantagens, essa ação também profissionaliza e devolve dignidade para aqueles que realmente querem se reintegrar à sociedade. Estamos vivendo um novo momento, vamos dar um destino correto para os nossos resíduos, embelezando nossa cidade", finalizou Eliene.
O ressocializando Lucinei Aparecido de Souza, responsável pelo viveiro há três anos, agradece todos os dias pela oportunidade. "Graças a esse projeto eu aprendi uma profissão, consegui um emprego e hoje sustento minha família com dignidade", disse Lucinei.