A Coordenação do Programa Estadual de Controle da Malária, emite ALERTA_MALÁRIA, solicitando que seja compartilhado com os profissionais médicos (as) e enfermeiros (as) de todas as unidades de saúde do município, (incluindo Pronto Atendimento, UPA, Centro de Atendimento ao Covid, UBS e Laboratórios Municipais).
Esclarece ainda que, apesar de Cáceres não possuir casos autóctones da doença, porém está situada em região próxima que – atualmente – enfrenta surto por malária (Pontes e Lacerda). Além do que, as pessoas podem se deslocar para regiões mais distantes, como é o caso de Aripuanã (também citada no alerta), tanto a trabalho como a passeio, e, no retorno ao município de origem apresentar sintomas da doença.
Ressalta que, recentemente o Escritório Regional de Saúde de Cáceres, enviou aos municípios da região, exemplares do Guia de Tratamento da Malária.
Por último informa que, quando notificados casos de malária, o medicamento deve ser solicitado ao ERS – Cáceres. As notificações, por sua vez, devem ser inseridas no sistema de informação “SIVEP MALÁRIA” e não no SINAN.