Os bairros Jardim Padre Paulo, Cavalhada, Dom Máximo, Vila Irene, Cohab Nova, Massa Barro, Santa Rosa e Vila Nova estão sob alto risco de uma epidemia de dengue, em Cáceres.
O índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença é em média 8%.
A informação é do secretário de Saúde, Sérgio Arruda, que lembra que o índice tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%.
Ele relatou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) realizado na primeira semana deste mês identificou 522 casos notificados em 14 bairros, a maioria no grande Jardim Padre Paulo.
‘A situação é extremamente preocupante e inspira cuidados’, enfatiza o secretário, lembrando que apesar das chuvas – período em que os mosquitos se proliferam – é necessário que a população se empenhe ainda mais nos cuidados de prevenção contra a doença.
‘Por determinação da prefeita Eliene, estamos intensificando nossas ações preventivas, orientando a população a limpar terrenos eliminar os criadouros de mosquito’, frisou acrescentando que os agentes de endemias estão s fiscalizando e atuando com veneno para acabar com as larvas.
O secretário revelou que preparação uma ação conjunta com a Secretaria de Obras para combater a dengue nos 46 bairros e nos quatro distritos.