A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, imuniza nesta quinta feira (15), remanescentes do Quilombo Pita Canudos.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), as comunidades quilombolas fazem parte do grupo prioritário para recebimento da vacina contra a Covid-19.
A ação será no Clube da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, a partir das 13:30 horas.
Segundo a coordenadora em Vigilância em Saúde, Cynara Piran, em relação à documentação exigida para a vacinação de quilombolas, a comunidade precisa ser reconhecida pela Fundação Palmares, e que a liderança da comunidade confirma se a pessoa faz parte do grupo.
Para a prefeita Eliene, “mais do que o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PIN), essa ação representa o reconhecimento por parte da sociedade de um povo tradicional que merece respeito e protagonismo. O processo de vacinação está seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 e as orientações da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Com esta remessa de doses disponibilizadas pelo governo federal, a expectativa é de que sejam imunizadas grande parte da população quilombola no município”, ressaltou.
A formação da comunidade remanescente quilombola Pita Canudos remete à história de um ancestral comum, Antônio Constantino Maciel de Campos, que fugiu com um grupo de negros escravizados de uma fazenda em Poconé e fixou residência na região da Morraria, localizada aproximadamente, a 10 km do município de Cáceres. O nome Pita Canudos é devido ao hábito que os antigos possuíam de fumar em canudos de bambu. Hoje o quilombo possui uma associação com cerca de 385 (trezentos e oitenta e cinco) remanescentes cadastrados.