Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vigilância Sanitária alerta: novas variantes da covid, mais letais, já foram detectadas em Cáceres
Por Clarice Helena Navarro, Diário de Cáceres
20/05/2021 - 09:12

Foto: ilustrativa

Cáceres está em estado de alerta, com a informação de que a variante da covid-19 chamada de P1, que causou muitas mortes no Amazonas, chegou na cidade.Em uma entrevista a uma emissora de televisão local, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Cynara Piran, afirmou que "já foram detectadas duas variantes. As variantes de Manaus, que causaram aquele desastre lá, o Estado já detectou', disse ela.A coordenadora afirmou ainda que as variantes que estão em Cáceres tem preocupado as autoridades sanitárias, pois apesar da diminuição dos casos, as reinfecções tem causado maior índice de letalidade na cidade.

"Já tínhamos percebido uma mudança nesse quadro. A taxa de contágio diminuiu, porém as pessoas estão adoecendo de forma mais grave. Nós diminuímos a taxa de internação hospitalar, mas quase 50% dos nossos internados estão em UTI ".

A variante P.1 evoluiu a partir da linhagem B.1.1.28, que circulava como dominante no estado do Amazonas. A mutação foi identificada pela primeira vez por pesquisadores japoneses, que analisaram amostras coletadas de quatro viajantes que estiveram no Norte do Brasil.

Caça às aglomerações

Segundo Cynara,  uma operação será realizada no final de semana em Cáceres , com o objetivo de  intensificar a 'caça' às aglomerações.

 Desde o começo da pandemia até a data de hoje, Cáceres contabiliza 302 óbitos por covid. 

(com informações da Folha 5)

 

 

 

Carregando comentarios...