Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pastorello cobra e mostra como ter um SAMU em Cáceres
Por assessoria
28/05/2021 - 17:42

Foto: ilustrativa

Uma das proposituras aprovadas na sessão do dia 24.05, na Câmara Municipal de Cáceres, de autoria do vereador Cézare Pastorello (SD) encaminha para a prefeita Eliene Liberato (PSB) procedimentos para que Cáceres seja contemplada com uma unidade do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
“O SAMU é um dos serviços que integra a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde e baseado em alguns fatores. Hoje Cáceres reúne todas as condições para ser contemplada com o serviço, que deve ser requerido ao Governo Federal. Por conta de um Decreto Estadual, o 450/2020, a operacionalização do SAMU é feita pelo Corpo de Bombeiros Militares. Nesse quesito Cáceres conta com uma das mais estruturadas Companhias. Junto com a UPA, restam atendidas todas as condições do PNAU”, explica o vereador Pastorello, autor da propositura.
O SAMU é um serviço que permite o atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências, reduzindo significativamente a mortalidade em casos de acidentes, queimaduras graves, infarto, AVC etc.
“Nossa função é ajudar o município, mostrando caminhos e fiscalizando os serviços. Fiscalizar não é reclamar, indicar não é pedir. Nossas proposituras são sempre acompanhadas de uma fundamentação e, acima de tudo, a nossa disposição para ajudar a melhorar o que chega até os cidadãos, nossos verdadeiros patrões” finaliza Pastorello.

Serviços atendidos pelo SAMU 192
1. Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
2. Intoxicação exógena e envenenamento;
3. Queimaduras graves;
4. Na ocorrência de maus tratos;
5. Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
6. Em tentativas de suicídio;
7. Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
8. Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
9. Afogamentos;
10. Choque elétrico;
11. Acidentes com produtos perigosos;
12. Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
13. Agressão por arma de fogo ou arma branca;
14. Soterramento, Desabamento;
15. Crises Convulsivas;
16. Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Carregando comentarios...