Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Para estimular reciclagem, vereadora Mazeh busca implantação de barreiras ecológicas nos córregos e de ecopontos para coleta seletiva
Por Felipe Deliberaes
15/06/2021 - 18:01

Foto: assessoria

Duas indicações aprovadas por todos os vereadores na Sessão Ordinária da última segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Cáceres, solicitam a implantação de ecobarreiras nos cinco córregos urbanos que desaguam no Rio Paraguai (para reter o lixo sólido e redirecioná-lo ao processo de reciclagem) e de ecopontos, locais de entrega voluntária de resíduos sólidos que não são contemplados na coleta domiciliar tradicional (móveis grandes, podas de árvores).

De autoria da vereadora Mazéh Silva, as proposições visam colaborar e incentivar os processos de reciclagem no município. As ecobarreiras têm sido implantadas com sucesso em cidades de variadas regiões e tamanhos Brasil afora, como Porto Alegre (RS), Recife (PE), Araucária (PR) e Coronel Fabriciano (MG), além de um grande projeto no Rio Tietê, em São Paulo (SP), de onde são retiradas 150 mil toneladas de lixo por mês segundo a proposição.

Já os ecopontos são unidades construídas para receber entulhos, móveis, podas de árvores e outros resíduos sólidos que não são recolhidos na coleta domiciliar regular, muitas vezes sendo jogados em beiras de córregos e terrenos baldios, causando entupimentos e poluição visual. Estes pontos de coleta podem ser geridos em parceria envolvendo as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e a Autarquia Águas do Pantanal.

Carregando comentarios...

Artigos

O que passou deve ficar no passado

12/06/2021 - 14:51