Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hospital São Luiz promove treinamento de assistência ao recém-nascido em sala de parto
Por Comunicação Hospital São Luiz
05/10/2021 - 14:04

Foto: arquivo

Unidade é a principal referência para gestantes de 22 municípios do oeste mato-grossense e conta com o selo de Hospital Amigo da Criança 

 

O Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), realizou, na última semana, treinamento sobre as estratégias envolvidas no processo de nascimento e reanimação neonatal em sala de parto, com foco no recém-nascido. 
 
A capacitação, voltada para os profissionais de Enfermagem que atuam nas salas de parto, alojamento e Unidades de Terapia Intensiva do HSL, integra as ações do Dia Mundial de Mobilização pela Segurança do Paciente (lembrado no dia 17/9), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que possui como tema para 2021 "Cuidado materno e neonatal seguro". 
 
Segundo a enfermeira, Francielle de Oliveira Barbosa, que atua no setor de obstetrícia da unidade, o programa traz mais segurança e qualidade aos pacientes, além de fortalecer a humanização, ao colocar como prioridade o contato próximo entre mãe e recém-nascido.  
 
"Esse treinamento traz benefícios na assistência e auxilia no processo de redução de eventuais taxas de mortalidades e complicações ao recém-nascido, diminuindo a necessidade de procedimentos invasivos e priorizando o contato pele a pele com a mãe", explica. 
 
Já Ana Paula do Espírito Santo, técnica de enfermagem do HSL, ressalta que a ação contribui para a atualização baseada nas melhores evidências científicas. "Este treinamento é importante para a nossa qualificação, além nos trazer mais segurança e confiança para realizarmos os procedimentos com o recém-nascido em sala de parto", declara.  
 
O São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de experiência na área de gestão hospitalar. O hospital é referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios na Região Centro-Oeste do País, e para as cidades de San Matias e San Ignacio de Velasco, na Bolívia. 
 
As práticas adotadas pela unidade foram reconhecidas pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso da amamentação. 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Mato Grosso ganha Carreta Outubro Rosa

05/10/2021 - 11:40