A prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias promoveu em seu gabinete, na tarde da última quinta-feira (14), uma reunião com todos os parceiros que estão na organização do 33º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai , uma atividade, que de forma coletiva, integra diferentes segmentos da sociedade cacerense, com o objetivo de limpar as margens, praias e áreas de acampamento de pesca no rio Paraguai e seus afluentes.
assessoria
Com data definida para o dia 17 de outubro, o encontro ultimou os preparativos e definiu estratégias para a realização do evento, e contou com a participação da prefeita Eliene, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Assuntos Estratégicos e Infraestrutura e Logística, Lanchas Araés, Marinha do Brasil, DNIT, Progaia, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Asatec, Autarquia Águas do Pantanal, além de várias entidades educacionais, ambientalistas e clubes de serviços.
Segundo organizadores a proposta é conscientizar a população, sobre os malefícios que a grande quantidade de lixo deixada nesses locais ou despejada no rio Paraguai e seus afluentes, traz para o meio ambiente e principalmente para a fauna ictiológica desses locais.
Na reunião ficou definida uma área de coleta de 50 km rio acima e 60 km rio abaixo nas duas margens. Esse ano, como mais um engajamento no mutirão , caiaqueiros virão da Barranqueira das cobras trazendo o lixo até a barra do Sepotuba, onde serão transportados para os barcos que estarão à espera dos dejetos recolhidos.
Na orla urbana o Grupo Lobo Guará e a Guarda Mirim farão toda a coleta e ASCARC Cooperativa vai estar recolhendo objetos recicláveis no local.
Segundo os organizadores do evento , são esperadas a participação de centenas de pessoas. Com relação ao número de embarcações eles aguardam a resposta de proprietários para terem um número exato.
O servidor público Claudionor Duarte Correa, faz um apelo para proprietários de pequenas embarcações aderirem o movimento e comparecerem para ajudar no mutirão. “ Precisamos de mais barcos motorizados pequenos, devido ao baixo calado do rio Paraguai não teremos muitas grandes embarcações, quem puder colaborar venha somar com a gente. Coletores voluntários também serão bem vindos”, observou Claudionor.
A Marinha uma das parceiras desta realização lembrou da necessidade das embarcações seguirem as normas de segurança.
As inscrições poderão ser feitas na SICMATUR ou pelos telefones 3222-3499 e 3222-3455, até às 17h30 desta sexta-feira (15/10).
Serão distribuídas camisetas, lanches e água para os participantes voluntários.
Para a prefeita Eliene, o mutirão de limpeza do rio Paraguai e seus afluentes, é um instrumento de conscientização de que o destino do lixo não deve ser no rio Paraguai, nas margens, praias e acampamentos. “Esta é uma forma de mostrar à população e sensibilizar as pessoas que utilizam nossos rios, que o destino dos resíduos não é nestes locais. O lixo deve ser trazido sempre e despejado em locais próprios para o descarte. Precisamos preservar cada lugar que passamos. Vamos proteger nossas águas, nossas matas e nossos animais e peixes”, ressaltou Eliene.
A prefeita confirmou sua participação na abertura do evento, no domingo(17) às 6h30.
O mutirão foi idealizado há 32 anos atrás pelo capitão tenente da Marinha do Brasil, Renato Thomas, hoje oficial da reserva e proprietário de embarcações turísticas, que mais uma vez também está à frente da preparação. “Esta é uma ação coletiva para preservar o rio Paraguai e garantir que esta riqueza no pantanal de Mato Grosso sobreviva. Todos que utilizam de alguma forma devem ter a responsabilidade de não deixar lixo no local” observou Renato.