Empresa coordena Unidos Pela Vacina em Mato Grosso e agora está usando canais digitais para incentivar imunização no SUS entre os clientes.
O grupo Energisa, maior grupo privado de capital nacional do setor elétrico, chegou hoje a 99,9% dos funcionários que receberam a primeira dose e 40% estão com a vacinação completa (segunda dose ou dose única). A marca é comemorada pela empresa, que em Mato Grosso é coordenadora do Unidos Pela Vacina. Desde que aderiu ao movimento, a Energisa disponibilizou cerca de R$ 2 milhões nos 11 estados. Entre as iniciativas, foram doados 829 equipamentos para garantir a conservação e armazenamento dos imunizantes no ato vacinal, como geladeiras e câmaras frias enviadas a cidades de Mato Grosso. A disponibilização dos aparelhos faz parte do Programa de Eficiência Energética, da Energisa, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Continuamos acreditando que a imunização é o caminho mais seguro para superarmos a pandemia. Desde o ano passado, estamos comprometidos em reduzir os impactos provocados na sociedade pela doença. Dessa forma, a presença nacional da Energisa contribui para que possamos atingir parte da população em todo o país com ações voltadas aos nossos funcionários e clientes”, afirma Antonio Negreiros, diretor de Gente do Grupo Energisa.
Para a assistente administrativa na Energisa Mato Grosso, Gislaine Bianquim, o sentimento é de orgulho. "Estou me sentindo feliz por ter tomado a segunda dose da vacina. É uma sensação de alivio e proteção contra a doença. É muito importante o que a empresa faz pelos seus colaboradores. Ela faz a parte dela e nós precisamos fazer a nossa parte", conta.
Comunicação de “dentro para fora”
A campanha dentro do Grupo Energisa acontece no dia a dia, com medidas e protocolos internos. Além da obrigatoriedade da vacinação para todos os colaboradores, a empresa criou um grupo de trabalho com foco na proteção e prevenção de Covid-19. Entre as principais atividades destacam-se o monitoramento da vacinação entre os funcionários, a comunicação diária sobre segurança sanitária e a atualização sobre as normas para viagens.
Hoje o grupo está intensificando a campanha com clientes. Mais de 140 mil já foram contatados, via WhatsApp, com mensagens da atendente virtual Gisa sobre a importância da vacinação. O resquício de não-vacinados são situações específicas e que, por orientação médica, precisam aguardar para receber o imunizante, como gravidez e doenças autoimunes.
Nas agências físicas, a comunicação está presente nas tevês de circuito interno. A divulgação também é reforçada pelos meios digitais e pelo call center. “Nossos colaboradores perguntam se o cliente já se vacinou, se está atento ao calendário na sua cidade, ou se está com a imunização completa. É uma prestação de serviço que já beneficiou muitas pessoas”, comemora Negreiros.
Energia do Bem
A atuação do Grupo Energisa no enfrentamento ao coronavírus começou logo no começo da pandemia. Há mais de um ano, a empresa lançou o Energia do Bem, rede de solidariedade liderada pelo Grupo Energisa em parceria com várias entidades e que está presente nos 11 estados onde a empresa atua no segmento de distribuição de energia elétrica. A empresa já investiu R$ 12 milhões em ações de combate aos efeitos da Covid-19. Junto com parceiros, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o movimento já realizou a doação de ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção individual, aspiradores portáteis e cestas básicas, além de outras frentes como calibração de respiradores, estímulo ao aprendizado e apoio a agentes do setor cultural e também empresários que passaram por dificuldades no período.