Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Devido a seca, mutirão retira menos lixo do rio Paraguai: aproximadamente 3,5 toneladas foram retiradas
Por Esdras Crepaldi
18/10/2021 - 13:52

aproximadamente 3,5 toneladas foram retiradas — Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de Cáceres,  uma das parceiras na organização do 33º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai, reconheceu o sucesso do evento e infelizmente,  a necessidade dele ainda  ser realizado, pela quantidade de lixo retirado em toda sua extensão.

O acontecimento é uma ação coletiva que envolve toda a população cacerense e teve como o seu idealizador e fomentador o Capitão Tenente Renato Thomas, militar aposentado da Marinha do Brasil e  empresário do segmento turístico.

Nesta  edição do mutirão foram disponibilizadas uma embarcação de grande porte (lancha com 1 uma chata de apoio), 39 embarcações motorizadas  de pequeno porte  e com piloteiros  e  aproximadamente 180 pessoas voluntárias,  distribuídas  nas  embarcações menores  para a coleta do lixo.

Os organizadores informaram que aproximadamente 3,5 toneladas foram retiradas na ação e a maior quantidade de lixo recolhido foi de  material plástico e ferragens.

Segundo o servidor público e guia turístico Claudionor Duarte Correa, um dos organizadores do mutirão, o principal objetivo dessa ação foi coletar e retirar todo material considerado  lixo deixado nas praias, barrancos  e margens do Rio Paraguai em uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros  rio abaixo e acima  - da Ximbuva à Passagem Velha - de margem a margem.

“Este ano o 33º mutirão teve uma estratégia diferenciada dos anos anteriores, em virtude de situações adversas como a pandemia da Covid-19  e a dificuldade de navegação das embarcações de grande porte (barcos hotéis e chalanas) pelo baixo  nível de água do Rio Paraguai. Em detrimento a essas condições foram  reduzidas a extensão e o tempo de coleta do lixo”, observou Claudionor.

Ele ainda ponderou que ficou definido que o destino de todo material retirado fica sob a responsabilidade da Autarquia Águas do Pantanal e da Associação de Catadores.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, que ao lado do vice-prefeito Dr. Odenilson Silva, acompanhou pelo rio a ação e também participou da coletagem e retirada dos resíduos, essa limpeza é necessária nesta época do ano porque se aproxima o  ciclo das águas, período que chove muito na região, e estes detritos iriam ser carregados  para o rio Paraguai.

A prefeita reconheceu que apesar das constantes e insistentes campanhas de conscientização e ações de educação ambiental, muitas pessoas que utilizam este manancial , ainda o agride, deixando nas suas margens e praias um rastro de muito lixo. “Esperamos que chegue um dia que este evento não seja mais necessário. Quem polui deixando todo tipo de lixo, deve se conscientizar sobre a importância da preservação do rio Paraguai e seus afluentes, pois as gerações futuras se aproximam e precisam da mesma oportunidade de ter esses recursos naturais preservados “, avaliou Eliene.

A prefeita distinguiu o empenho e a participação de todos os envolvidos no 33º Mutirão de limpeza do rio Paraguai.

Eliene finalizou agradecendo o Capitão Renato, Lanchas Araés,  as secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Assuntos Estratégicos, ASATEC, ASPATUR e Autarquia Águas do Pantanal, envolvidos na organização. A prefeita valorizou ainda os diversos parceiros entre eles Marinha do Brasil, Policia Ambiental, SEMA, Corpo de Bombeiros Militar, Juvam, DNIT- Progaia, ACRIMAT, Instituto Ecológico Sócio Cultural Bacia Platina, Associação Diamantinense de Ecologia, deputado federal Dr. Leonardo, deputado  estadual Tulio Fontes, vereadores Luís Landim e Franco Valério, TV Descalvados (SBT), Rádio Centro América, Rádio Difusora, Placão Arts Visuais, Areeira Proeste, Areeira Monte Verde, Agropecuária Grendene, Francisco Tavares - Fazenda Rio Sepotuba, Fazenda Barra Mansa, Fazenda Promissão, Barco Hotel Manduvi, Chalana Xoney, Bar Academia do Gaúcho, Barco Amicy Verde, Programa Roteiros de CÁ, Colônia dos Pescadores Z2, Grupo Lobo Guara, Grupo Desbravadores, Guarda Mirim, Rotary Club Cáceres, Guardas Municipais, além de diversas embarcações e pessoas que não se inscreveram, mas se fizeram presentes e doaram um dia de serviço em benefício do rio Paraguai.       

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Seca do rio Paraguai é destaque nacional

17/10/2021 - 20:34