Dando continuidade nas atividades alusivas aos 243 de fundação de Cáceres, a prefeitura municipal, através da secretaria de Turismo e Cultura e parceiros promovem de 24 a 31 de outubro, a exposição “SEBASTIAO MENDES - o lugar e a gente do artista cacerense”.
A vernissage de abertura está marcada para este domingo, 24, às 20 horas, no centro de eventos Maria Sophia Leite (Sematur).
A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas e no sábado e domingo, das 14 às 18 horas.
O evento tem como curador o artista plástico Salvio Júnior, projeto expo gráfico de Edson Flávio, com organização de amigos e amigas do Sebastião Mendes e apoio da pró reitoria de extensão e cultura da Unemat.
Sebastião Mendes, morreu aos 54 anos, no dia 08 de outubro de 2020, ao sofrer um infarto e deixou como legado obras marcantes e evidentes, através da sua principal característica, um estilo com traçados inconfundíveis nas telas.
O artista cacerense era membro titular da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) com a cadeira número três.
Autodidata, Sebastião ficou mundialmente conhecido com seu estilo expressionista, e fazia questão de divulgar Cáceres e Mato Grosso, retratando seu cotidiano nas muitas exposições realizadas no Brasil e no exterior. Mendes expôs em diversos países, entre eles Finlândia, Noruega, Suíça, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, essa é uma homenagem justa, a um cacerense que amava sua terra e a divulgou através da sua arte, onde ganhou o mundo. “As obras de Sebastião Mendes têm a cor, o tempero e a poesia de Mato Grosso, essa exposição é alma eternizada deste grande artista”, enalteceu Eliene.
A secretária de Turismo e Cultura Alessandra Castilho finaliza dizendo que todo homem é eterno quando seu trabalho permanece. "A obra de Sebastião Mendes está viva e eterniza seu nome nas artes plásticas. Venham prestigiar este evento", concluiu Alessandra.