Alunos da rede municipal de ensino de Cáceres visitam a exposição “SEBASTIAO MENDES - o lugar e a gente do artista cacerense”, que acontece no auditório Maria Sophia Leite.
O evento tem como curador o artista plástico Salvio Júnior, projeto expográfico de Edson Flávio, com organização de amigos e amigas do Sebastião Mendes e apoio da pró reitoria de extensão e cultura da Unemat.
As escolas cumprem um cronograma de visitas e nesta terça-feira (26), alunos da Vila Real, Gotinhas do Saber e Buscando o Saber tiveram a oportunidade de apreciar as obras de arte e terem acesso ao seu trabalho.
O evento é uma homenagem ao artista plástico Sebastião Mendes que morreu aos 54 anos, no dia 08 de outubro de 2020, ao sofrer um infarto.
Sebastião Mendes era membro titular da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) com a cadeira número três, e deixou como herança, obras marcantes e evidentes, através da sua principal característica, um estilo expressionista com traçados inconfundíveis nas suas telas, que revelam o cotidiano de Cáceres e de Mato grosso.
Autodidata, Sebastião Mendes ficou mundialmente conhecido com seu estilo, e fazia questão de divulgar Cáceres e Mato Grosso, nas muitas exposições realizadas no Brasil e no exterior. Mendes expôs em diversos países, entre eles Finlândia, Noruega, Suiça, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba.
A secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues, destacou que esta exposição é uma oportunidade dos alunos conhecerem as obras e a história de vida de Sebastião Mendes, uma das grandes expressões nacionais da pintura. “Os traços e as cores de Sebastião Mendes são marcantes, assim como foi sua trajetória artística.
O acesso dos estudantes às suas obras incentiva a arte e a conhecerem melhor um dos maiores artistas plásticos do Brasil” ressaltou Liamara.
Na quarta-feira (27) visitam a exposição as escolas Dom Máximo Biennes, Pequeno Sábio, Santos Dumont, Tancredo Neves e Vila Irene. Na quinta-feira Vitória Régia e Novo Oriente.
A exposição acontece no auditório Maria Sophia Leite, na Sematur e segue até (31). A visitação vai de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas e no sábado e domingo, das 14 às 18 horas.