A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, participou na manhã do último sábado (30/10), de uma ação ambiental de limpeza e plantio de árvores no Canal dos Fontes.
A atividade foi idealizada pelo vereador Franco Valério (PV), autor do Projeto Canal Limpo, que visa a limpeza, asseio, conservação e coleta de resíduos, em locais com alto grau de degradação, principalmente nos córregos urbanos de Cáceres.
Para a prefeita Eliene, toda atividade ambiental, promovida ou não pela prefeitura vai ter seu apoio. “Estamos participando com diversas secretarias, Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação, Saúde e a Autarquia Águas do Pantanal. Poder estar aqui coletando resíduos e participando do plantio de árvores, juntamente com alunos da escola municipal Vila Irene, demonstra nosso compromisso com as questões ambientais”, declarou Eliene.
Já o vereador Franco Valério disse a atividade foi muito produtiva e contou a muitos parceiros que foram fundamentais para o sucesso do evento. Para ele o projeto Canal Limpo nasce para firmar a consciência ambiental nos moradores de Cáceres.
Franco observou que a participação de alunos da escola Vila Irene, proporcionou a esta geração que eles possam ser disseminadores da cultura ambientalmente correta para as futuras gerações.
Para o secretário de Meio Ambiente Júlio Cesar Parreira Duarte, a retirada de uma tonelada de lixo do Canal dos Fontes, ao mesmo tempo que é motivo de comemoração, é de preocupação, pois demonstra a falta de conscientização de muitas pessoas que continuam a agredir o meio ambiente. “Recentemente tiramos quase quatro toneladas de lixo do rio Paraguai e hoje uma tonelada somente neste canal, neste projeto louvável de autoria do vereador Franco Valério. A coleta de todos esses resíduos e sua grande quantidade de peso, evidencia a falta de compromisso de uma parcela da população que não respeita os recursos naturais”, avaliou Júlio Parreira.
As instituições envolvidas no projeto Canal Limpo são a Câmara Municipal Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cáceres, Autarquia Águas do Pantanal, Grupo Desbravadores, Grupo Lobo Guará, Polícia Mirim, Escola Municipal Vila Irene, Polícia Ambiental Militar , Grupo Juba/Atacado Pantanal e Drogaria Ultra Popular.