A secretária municipal de Saúde , Elis Fernanda de Melo Silva, disse que após veiculação na mídia cacerense de que apenas cinco cirurgias de alta e média complexidades foram realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso - CISOMT, aderido pelo município há apenas 90 dias, fez alguns esclarecimentos.
Elis explicou que a competência principal do município é com a atenção básica, onde nas unidades de saúde são oferecidos diversos serviços, incluindo o acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos e CCO (exame Papa Nicolau).
Para Elis a Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção.
Porém, a secretária apresentou números que validam o retorno de Cáceres ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde em apenas três meses de adesão, julho, agosto e setembro, sem computar outubro, foram realizadas 1326 consultas com médicos especialistas em áreas como neurologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e outras tantas especialidades.
A secretária apresentou ainda que 1127 exames foram efetivados e a partir deles, consultas, triagem e programação de cirurgias. “O consórcio é muito positivo, sem falar que as pessoas não precisam sair de suas casas as duas e meia da manhã para se deslocarem até Cuiabá, como era antes. E ainda estamos valorizando os médicos especialistas e clínicos que atendem em Cáceres”, ajuizou.
Elis ponderou que as cirurgias eletivas, de média e alta complexidades, como hérnias, vesícula, ortopédicas, histerectomia (retirada do útero) e várias outras ficam a cargo do estado, que tem contrato com o hospital São Luiz para realizar as mesmas. “Quero que fique bem esclarecido que a atenção básica e as cirurgias de baixa complexidade, estão acontecendo no município e as cinco de média complexidade que aconteceram, precisavam sim ser realizadas, e foram feitas através do CISOMT, mas a competência é do estado, através do Programa MT Mais Cirurgias, onde fomos contemplados por termos aderido o Consórcio Intermunicipal de Saúde, mais um benefício por essa adesão ”, observou Elis.
Ela anunciou que neste convênio, no mês de outubro, 25 cirurgias eletivas foram realizadas para pacientes cacerenses no São Luiz. “São números significativos “, apontou Elis Fernanda.
Finalizando a gestora da Saúde, informou que 400 mamografias foram compradas pelo município, através do CISOMT. "Estamos realizando 30 mamografias por dia no IMED em Cáceres, com isto vamos zerar nossa demanda reprimida", finalizou a secretária.