O movimento nacional “Segunda com Carne”, através de entidades ligadas à pecuária de Mato Grosso realizou nesta segunda-feira (03.01), das 10h às 12h, churrasco nas portas de agências do Bradesco.
A ação ocorreu em frente a agências de Cuiabá e de várias cidades do interior. Em Cáceres, o churrasco surpreendeu quem transitava pela rua coronel José Dulce.
Participaram representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Sindicatos Rurais e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo foi protestar contra uma campanha de marketing do Bradesco que foi ao ar no dia 23 de dezembro, recomendando “a segunda sem carne”.
“Somos a maior pecuária do Brasil e com muito orgulho. Mato Grosso tem hoje mais de 32 milhões de cabeças de gado. Produzimos em um sistema socioambiental adequado e sustentável, portanto, não admitimos que grandes instituições/marcas façam publicidade negativa sobre a pecuária”, afirma o presidente da Nelore Mato Grosso, Aldo Rezende Telles.
A entidade afirma ainda que é fundamental defender o consumo da carne, que é um alimento necessário à mesa de todos os cidadãos. Além disso, o setor da pecuária tem trabalhado para melhorar a qualidade do produto que vai à mesa dos brasileiros e a um preço justo. “Todos os dias com carne e também a segunda-feira! Nós exigimos mais respeito”, reforçou o pecuarista.
O presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, também se indignou com o posicionamento do Bradesco, principalmente porque o banco, em um dos seus aplicativos, estimula a redução do consumo de proteína animal com a desculpa de se reduzir a emissão de carbono.
“Ora, se somos uma das cadeias mais importantes para a economia do país, como eles mesmos confirmam em sua carta aberta, principalmente num momento de pandemia e insegurança alimentar no mundo, como o banco atua com essas duas versões? Esse jogo duplo de morde-assopra tem que acabar. O produtor rural não precisa de mais inimigos ocultos. Acreditamos no trabalho sério e nos nossos verdadeiros parceiros”.
Após a repercussão negativa, o Bradesco excluiu o vídeo de suas redes sociais, lamentou o ocorrido e comunicou que acredita no agronegócio como vetor de desenvolvimento social e econômico do País. Isto, no entanto, não foi o bastante para evitar as manifestações dos pecuaristas, que ocorreram em vários municípios do País.