Morreu na tarde de ontem (24), em Cuiabá, a médica ginecologista Bethânia Bianquini Palmiro, 40 anos. A médica morreu devido a complicações pós-parto. Ela teve hemorragia durante o parto de sua terceira filha. A criança passa bem. O os médicos chegaram a realizar uma cirurgia de emergência para a retirada do útero, mas a médica não resistiu. A suspeita é de que a médica tenha sofrido uma atonia uternia -perda da capacidade de contração do útero.
Ela era casada com o médico ortopedista Vicente Palmiro e deixa três filhas.
Ginecologista e obstetra, Bethânia trabalhava em Cáceres. Sua morte causou comoção e as redes sociais estão cheias de manifestações de pesar. O médico Antonio Bernardes, colega e amigo de Behânia, publicou ontem que sua clínica não funcionaria hoje (25), devido ao luto e como forma de prestar homenagem a colega. Seu exemplo foi seguido por diversas clínicas médicas da cidade.
O velório da doutora Bethânia está ocorrendo desde a madrugada na Capela da Funerária Pax dos Ipês , que fica na avenida Sete de Setembro. O sepultamento está marcado para as 13 horas de hoje (25), às 13:00h, no Cemitério São João Batista.
A Secretaria de Saúde de MT , a Prefeitura de Cáceres e a Pró-Saúde emitiram nota de pesar lamentando a morte da médica. Também o Conselho Regional de Medicina e a Unemat, onde ela foi preceptora no curso de Medicina, lamentaram a morte.
Veja a íntegra das notas:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) manifesta pesar pelo falecimento da médica ginecologista Bethânia Bianquini Palmiro, que trabalhou no Hospital São Luiz e continuaria atuando no Anexo I do Hospital Regional de Cáceres.
A médica veio a óbito na tarde de domingo (24.04), após complicações no pós-parto. O velório ocorre na Capela Parque dos Ipês, na Avenida 7 de setembro, em Cáceres; ainda não há previsão de horário para o sepultamento.
Neste momento difícil, a secretária Kelluby de Oliveira e todos os colaboradores do Hospital Regional de Cáceres expressam os sentimentos de pesar aos familiares e amigos da profissional e manifestam gratidão pela dedicação à Saúde dos mato-grossenses.
NOTA DE PESAR
É com grande pesar que a Pró-Saúde, gestora e proprietária do Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), recebe a notícia do falecimento da médica Betânia Palmiro.
Dra. Betânia prestou serviços médicos no São Luiz, atendendo centenas de mulheres do oeste mato-grossense, sempre defendendo de um serviço de saúde de excelência. Sua partida precoce nos deixa enlutados.
Todos os colegas profissionais se solidarizam com a dor dos amigos e familiares - especialmente filhas e seu marido, Dr. Vicente Palmiro, que atuava como diretor Clínico do São Luiz.
Neste momento, nos unimos em oração para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus.
Pró-Saúde
NOTA DE PESAR
“Com profunda tristeza recebi a trágica notícia da morte precoce da médica Bethânia Bianquini Palmiro, ocorrida em Cuiabá no último domingo (24/04), após dar à luz a sua terceira filha.
O Governo Municipal lamenta profundamente seu falecimento e se solidariza com familiares e amigos neste momento de despedida e profunda dor.
Expressamos aqui as mais sinceras condolências ao seu esposo, o médico Vicente Palmiro e suas três filhas, pela perda da querida médica Bethânia. Profissional que prestou relevantes serviços na medicina em Cáceres, trazendo vida e ajudando salvar tantas outras, sempre se pautando pela ética e humanidade, deixa como legado no município sua atenção e carinho ao próximo, marca da sua sensibilidade.
Que Deus na sua infinita bondade dê forças a eles e todos os familiares para superem a sua partida.
Meus sinceros sentimentos”,
Eliene Liberato Dias – Prefeita de Cáceres.