A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, aderiu o projeto SB Brasil, um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida para 2022 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus.
O estudo é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde, por meio da Pesquisa Epidemiológica do Projeto SB-Brasil.
Segundo a gerente de odontologia da SMS, Marilu Santana de Carvalho Rodrigues, o censo pretende identificar doenças bucais e seus impactos visando a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As pesquisas são volantes e os agentes visitam comunidades ribeirinhas em Cáceres. Nelas, o objetivo é identificar diversas enfermidades da boca como cáries, doenças periodontais e de oclusão, necessidade de próteses dentárias, entre tantas outras que podem ser diagnosticadas, e com isso, avaliar os impactos desses males na qualidade de vida doas entrevistados.
São várias faixas etárias a serem entrevistadas crianças de 5 a 12 anos, grupos etários de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos. “Por ser em amostragem, cada faixa etária desta contempla sete pessoas a serem entrevistadas”, informou Marilu.
A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, informou que Cáceres é um dos 422 municípios do Brasil escolhidos para participar desta grande mostra da saúde bucal do brasileiro. O Projeto é parte essencial do componente de vigilância em saúde. “Em Mato Grosso apenas 16 municípios participam deste censo e Cáceres tem a responsabilidade de ouvir a população ribeirinha, exclusivamente”, concluiu Elis.