Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 18, sugere à Prefeita Eliene Liberato a suspensão de qualquer ação relacionada ao FIPe (Festival Internacional de Pesca) até que sejam respondidos questionamentos em relação ao Natal de Luzes de 2021.
O autor da proposição, Vereador Cézare Pastorello, esclarece que os vereadores fizeram um requerimento no dia 20 de dezembro de 2021 com questões que não foram respondidas até o momento, incluindo total de despesas pagas com recursos próprios e atas de reuniões nas quais foram escolhidas as atrações locais e nacionais.
Segundo Pastorello, foram apontadas irregularidades na concessão de barracas para vendedores, com o edital de credenciamento, cujo prazo de inscrição foi de 26 de novembro a 02 de dezembro, sendo publicado apenas em 29 de novembro - o Vereador afirma que a data correta de publicação do edital seria 14 de novembro.
Corroboraram a indicação os Vereadores Marcos Ribeiro e Franco Valério, que manifestaram preocupação com a condução dos processos de eventos, chegando a sugerir que a Câmara faça uma CPI para apurar outras denúncias sobre o evento Natal de Luzes.
Outros Vereadores, como Celso Silva, apoiaram o aprofundamento destas investigações. Pastorello esclarece que, por ser uma indicação, a Prefeita não está obrigada a suspender o FIPe, mas complementa que os fatos levantados são graves e precisam ser justificados com rapidez e corrigidos em processos futuros.
O autor elabora que seu requerimento, enviado diretamente à Prefeita, exige respostas de diversas Secretarias Municipais, como Educação, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura e Logística, todas mobilizadas para eventos como o Natal de Luzes e o FIPe e com contas a serem prestadas, para além da Secretaria de Turismo e Cultura, que os realiza de fato.
Leia aqui a indicação aprovada ontem, que traz em anexo o requerimento para o qual Pastorello pede resposta:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4569/i_-_2022_14_-_eliene_-_suspensao_do_fipe.pdf