Um queijo de cerca de duas toneladas fabricado na 12ª Festa do Queijo de Curvelândia será servido gratuitamente a população na tarde deste domingo. A festa começou na sexta-feira. De acordo com direção, 60 pessoas fabricaram o produto que é atração principal da festa.
O objetivo é quebrar o próprio recorde. Em 2014 o queijo produzido chegou a 1.830 quilos. Depois de pronto, o queijo será cortado e distribuído gratuitamente para a população.
O expediente no sábado foi dedicado exclusivamente à produção do queijo. O proprietário do laticínio e presidente em exercício da Fiemt, Antonio Bornelli, lembra que a festa do queijo surgiu após um protesto de produtores rurais na BR-070, para reivindicar melhores preços.
“Transformamos aquela situação de crise nacional de preços numa festa que promove este setor que é tão importante. Para se ter uma ideia, a cadeia produtiva do leite é o segunda maior empregadora do país”, destacou.
A produção leva em torno de cinco horas. Depois, o queijo é levado para refrigeração onde fica para conservação até a distribuição no domingo, a partir das 16h. O queijo deve ser cortado em aproximadamente cinco mil pedaços.
Veja abaixo a programação de domingo:
Domingo 05/06/2022
14h00m – Concurso gastronômico do Queijo
16h00m – Degustação do maior queijo minas frescal do mundo
19h00m – Apresentações culturais
21h00m – Show Luan Pereira
23h00m – Banda Forró Mania