Morador de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), o artista Petterson Silva irá expor uma escultura de uma onça-pintada no Central Park, em Nova York, no mês de setembro.
A exposição faz parte da ação Jaguar Parede, que é um movimento artístico voltado à conscientização e arrecadação de fundos para causas relacionadas à preservação de onças-pintadas.
A obra elaborada pelo artista representa uma onça, mas a pintura abarca outros 5 animais tradicionais da região da Mata Atlântica e do Pantanal - local onde a escultura foi feita, por meio de uma imersão vivida por Petterson.
"Através dessa pintura, tenho o propósito de evidenciar a beleza e importância da onça-pintada e seu habitat, destacando a biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica", declarou o artista.
Além do Central Park, que é um dos principais atrativos turísticos de Nova York, a obra também será exposta no Rock Center Feller. Ao final, todas as peças serão leiloadas e o dinheiro será convertido para ONGs de conservação de onças.
Petterson destaca que foi convidado a expor por Giovane Pasa e Carol Barreto. Para produzir a obra, que é feita com fibra de vidro e pintada com tinta óleo, o artista ficou hospedado na seda da ONG Panthera Brasil.
"Minha visita nesse bioma incrível aconteceu para a pintura da obra, intitulada Joia da Mata, que vai somar com a exposição. Foram 14 dias para a pintura ser concluída", relembra o artista.