Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Juiz cacerense assume vaga no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso
Por TRE
18/07/2022 - 15:24

magistrado José Luiz Leite Lindote — Foto: Chico Ferrreira

Tomou posse, nesta segunda-feira (18.07), como juiz-membro titular na categoria Juiz de Direito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) o magistrado José Luiz Leite Lindote. Ele assume a vaga anteriormente ocupada pelo juiz Gilberto Bussiki, que encerrou o biênio no dia 16 de julho de 2022. José Lindote ocupará o cargo até o dia 18 de julho de 2024.

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que conhece o magistrado há muitos anos e que acompanha sua trajetória no Poder Judiciário. “Sei da sua capacidade e pude testemunhar sua atuação sempre dedicada. Faço um agradecimento especial ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pela indicação e ao Dr. Lindote, por ter aceitado o desafio. Tenho certeza do brilhante trabalho que desenvolverá com seu conhecimento e dedicação à justiça”.

A leitura do currículo do magistrado foi feita pelo juiz membro do TRE-MT, Luiz Octávio Saboia, que frisou a competência do empossado. “O nobre colega mostrou-se, desde o início da carreira, ser um magistrado vocacionado, dedicado e competente, agregando o pertencimento e significado a tudo em que se envolveu, se revelando mais do que julgador, mas um transformador por onde passou. A Justiça Eleitoral é formada por homens e mulheres abnegados e conscientes de nossas responsabilidades e que no dia de hoje é reforçada pelo colega Lindote”.

O empossado agradeceu a família, especialmente aos pais, pelo ensinamento de que o único dom que iriam levar para a vida era a educação, além de amigos e servidores que sempre o apoiaram. “Agradeço ainda aos desembargadores do Tribunal de Justiça, em especial a presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas, aos juízes membros titulares e substitutos deste Tribunal, corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho e ao procurador regional eleitoral, Erich Masson, por me receberem”.

O juiz José Lindote também frisou que pretende levar sua experiência à Justiça Eleitoral, para contribuir da melhor forma possível com a realização das Eleições 2022. “Faz parte da minha natureza a singeleza, a praticidade e muito bom senso, o que tenho como bons parâmetros para a efetivação da boa justiça. Estarei empenhado no combate à propagação das Fake News e aos questionamentos sobre a segurança da urna eletrônica, pois sou uma pessoa determinada a alcançar os objetivos que acho justo”.

O procurador regional eleitoral, Erich Masson, ressaltou que a satisfação em participar da posse do magistrado e que a experiência em outras áreas será de suma importância. “Vemos que o senhor possui experiência em setores administrativos e de tributos, áreas que não são do Direito, mas que certamente dá uma amplitude muito grande sobre o entendimento a respeito do funcionamento do Estado e de empresas. É uma experiência muito boa a quem faz o trabalho do julgamento, especialmente para a Justiça Eleitoral. O TRE-MT está recebendo uma pessoa muito competente e espero que a convivência seja harmônica como tem sido com todos os membros do Tribunal”.

Currículo

Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com MBA em Processo Penal pela Estácio de Sá – Amam, José Luiz Leite Lindote é juiz titular da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande-MT - Vara da Saúde do Estado de Mato Grosso; juiz coordenador do Cejusc Saúde Pública Estadual; juiz coordenador do Núcleo de Apoio Técnico; juiz coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde Pública (NASP); juiz auxiliar da Presidência e gestor dos Precatórios do TJMT.

Além disso, atuou como juiz convocado pelo ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de justiça, para inspeção de verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Tribunal do Amapá (TJAP) e Serventias Extrajudiciais do Estado, em 2017; juiz convocado pela ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de justiça, para coordenar a correição estabelecida pela Portaria nº 12/2015, em 2015; e juiz auxiliar na Corregedoria Nacional de Justiça, na gestão do corregedor ministro Francisco Falcão, em 2013. Também foi juiz eleitoral da 58ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, em 2016, entre outros cargos exercidos.

A solenidade de posse foi realizada virtualmente e transmitida pelo canal do TRE-MT no YouTube. Participaram, além dos membros do TRE-MT, a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; o procurador geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes; subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional do Ministério Público Estadual (MPE), Deosdete Cruz Junior; entre outras autoridades.

 

 

 

Carregando comentarios...