O Centro de Valorização da Vida (CVV) abre, neste domingo (7), as inscrições para novos voluntários. Para se candidatar é preciso ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de 4h30 para atendimento semanal. O cadastro é feito pelo e-mail cuiaba@cvv.org.br.
O candidato também precisa ter disponibilidade para participar de um curso de capacitação e seleção, com duração de 12 semanas, que ocorre de forma presencial ou virtual.
O voluntário do CVV desenvolve o papel de ouvir e conversar, de modo anônimo, sigiloso e sem julgamentos ou críticas, além de promover ações de autoconhecimento. O atendimento funciona 24 horas.
Hoje, o CVV de Cuiabá tem 65 voluntários. A pessoa pode escolher o local onde deseja realizar o atendimento, mas é necessário um ambiente reservado, pois as ligações são sigilosas. Também é preciso ter um computador com acesso à internet e um telefone.
Para a psicóloga Isolde Coimbra, o trabalho do Centro de Valorização da Vida faz toda diferença para pessoas que buscam apoio emocional. “No momento de crise, a pessoa tem muitos pensamentos distorcidos e, às vezes, só o fato de ser ouvida, já a reestrutura emocionalmente", afirma.
No ano passado, o centro recebeu mais de 3 milhões de ligações atendidas por 4,2 mil voluntários distribuídos por todo Brasil.
Caso você esteja precisando de apoio emocional, o telefone do CVV é 188.