Em visita a Cáceres, sua terra natal , o advogado Irajá Lacerda concedeu entrevista à reportagem durante reunião com dezenas de lideranças que o apoiam, ocasião em que confirmou a sua candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Irajá fez questão de reiterar a sua postulação ao cargo de parlamentar federal, destacando que seu nome foi aprovado em convenção do PSD, realizada em Cuiabá há pouco mais de uma semana.
O candidato inicia hoje, 16, sua campanha eleitoral atendendo as determinações do calendário regido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela condução da votação em todo território brasileiro
Irajá segue em visita aos demais municípios da região Oeste de Mato Grosso. São 23 municípios, cuja população soma se cerca 500 mil habitantes.
Irajá Lacerda tem 38 anos atua como advogado e empresário na capital Cuiabá, assessorando o senador Carlos Fávaro.
Ele descende de uma família que atua politicamente desde de o ano de 1950, quando seu avô José Esteves de Lacerda foi vereador em Cáceres, e posteriormente foi prefeito. Em seguida seu tio Pedro Alexandrino se elegeu também à Câmara Municipal de Cáceres.
Dando sequência o apreço pela política, o seu tio Márcio participou ativamente da fundação do MDB em Cáceres, sendo o primeiro no Mato Grosso.
Márcio teve firme atuação como deputado estadual e, após, percorreu cargos políticos como senador e governador.
O nome Irajá, é uma homenagem ao xará dele-Irajá Fagundes, que exercia a chefia do Incra em Pontes e Lacerda, e foi assassinado.
Irajá é filho de José Lacerda, que foi vereador, vice prefeito de Cáceres, deputado estadual duas vezes. O tio de Irajá, Jordão Pedro ( falecido), foi também vereador pelo município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Além dos pais é tios, o primo de Irajá, Marcinho Lacerda exerceu através do voto popular o cargo de vereador na cidade de Cáceres.
Vale observar que em mais de 70 anos de vida pública, nunca seu pai, seu avô, seus tios incorreram em atos que fossem desabonadores . “Quero representar este povo, atuar como legislador federal da mesma forma que aprendi com meus maiores " -afirma o candidato.
Com o início do período de propaganda eleitoral, de hoje até o primeiro dia de outubro, os candidatos estão autorizados a pedir votos, a realizar comícios e a fazer propaganda na internet. Irajá vai usar o período para a apresentação de seu nome e suas propostas.