O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso) determinou ontem a retirada de um outdoor, no município de Comodoro, que contém imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Abaixo das fotos deles, há frases comparando os dois.
Segundo a decisão, é proibida qualquer propaganda eleitoral em outdoor. Assim, os responsáveis pelo cartaz receberam 24 horas para removê-lo. Caso isso não seja cumprido, o juiz eleitoral Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque prevê que a Secretaria de Limpeza Urbana de Comodoro e a força policial sejam acionados.
Além da remoção da peça, os envolvidos podem ser penalizados com multas entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
O outdoor possui uma imagem dividida ao meio, com o lado de Lula contendo termos como "aborto, bandido solto, povo desarmado, obras em Cuba e mais impostos", além de bandeiras comunistas ao lado das frases.
A parte dedicada a Bolsonaro descreve ideais como "bandido preso, valores cristãos, obras no Brasil e menos impostos", ilustrados por bandeiras do Brasil. A imagem informa que foi "custeada por vaquinha entre amigos e conservadores".
A decisão do TRE-MT notou que o outdoor "associa fatos e características que disfarçadamente revelariam motivos para conclusão de que o candidato Jair Messias Bolsonaro é mais apto ao cargo em disputa que o candidato Luís Inácio Lula da Silva".