Neste final de semana, o candidato passou pela zona rural de Pontes e Lacerda e Nova Lacerda conversando sobre regularização fundiária, uma das bandeiras que defende.
“Nós não temos segurança na minha terra. E, nós precisamos trabalhar, mas não temos como trabalhar, não temos ajuda do governo, nem um tostão tivemos pra poder trabalhar de dentro dos nossos sítios.” Com essas palavras, Seo José Manuel Garcia, 77, conhecido como Averão, recebeu o candidato a deputado federal, Irajá Lacerda (PSD), no assentamento Miura, em Pontes e Lacerda, neste sábado (03).
O candidato tem percorrido diversos assentamentos, rurais e urbanos, e revisitando uma realidade que já era familiar em seu dia a dia. Atuando como advogado, Irajá sempre trabalhou pelo destravamento da burocracia que envolve os assentamentos rurais no estado de Mato Grosso, sendo um dos maiores defensores do desenvolvimento e prosperidade para todos, bem como pela regularização fundiária.
Assim como o produtor rural Seo José, diversas outras famílias vivem a insegurança de não poder contar com uma escritura e nem com o apoio do governo em diversas questões que poderiam impulsionar a produção e o trabalho de cada um deles. É o caso de Neris de Freita, 71, que vive há vinte anos na comunidade Pecuária II, que ainda não possui o documento da terra onde mora, apenas um recibo do Incra.
“Com documento nas mãos a gente pode fazer várias coisas, né? Pode fazer um financiamento, empréstimo, pra comprar gado e também organizar terra” explicou Neris, ao relatar que tudo em sua comunidade foi organizado pelos próprios moradores, uma vez que não puderam contar com nenhum auxílio devido a falta de documentos.
Seo José relata que por ali não recebem ajuda e, por isso, é necessário ter alguém com quem contar, que de fato conheça a realidade deles e entenda pelo que estão passando. Esperançoso com a mudança na política, o produtor rural deposita em sua fé a torcida para novos ventos. “Deus abençoe que você ganhe” declara ele ao candidato.
Durante as reuniões em assentamentos, Irajá Lacerda sempre ressalta a necessidade de desburocratizar para abrir novos caminhos para a população e também para o desenvolvimento do estado, explicando que é por meio da regularização que a população se tornará independente.
“Quem mora hoje em uma área não escriturada possui acesso a um crédito totalmente diferente de um cara que tem a área toda escriturada. Quem tem a área escriturada não tem limite de crédito, o juro é diferenciado, é tudo diferente” relata o candidato, salientando que é necessário também que o estado tenha ainda mais emendas parlamentares destinadas para este assunto, que é algo tão importante quanto a aquisição de máquinas ou asfalto nas comunidades.