Segundo um levantamento feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro (OOBr), Mato Grosso é o estado brasileiro que tem o maior número de mortes de gestantes e puérperas. Conforme o Observatório, 38 mortes maternas foram registradas em 2019, em 2020 foram 50 e em 2021 foram 67.
Em geral, todas essas mortes poderiam ser evitadas a partir da realização de exames simples e acesso ao tratamento adequado, como por exemplo, os casos de eclâmpsia e hemorragia que são as duas maiores causas de morte entre gestantes.
Defensor das políticas públicas voltadas à mulher, o candidato a Deputado Estadual Nestor Fidelis destaca a necessidade de direcionar recursos para a estruturação de um sistema de saúde com condições ideais para atender essas mulheres.
“Não é de hoje que venho tratando desse assunto, levando pedidos, reclamações, sugestões, propostas às autoridades, porque é um total absurdo pensar em investimentos públicos em qualquer outra área antes de privilegiar a vida, principalmente a vida da mulher, dos fetos, ou bebês", afirma Nestor Fidelis.
Em seu Plano de Atuação Parlamentar, o candidato dedica uma sessão apenas para medidas de segurança e saúde voltadas para as mulheres. Propostas como estimular parcerias com municípios e consórcios intermunicipais para a implementação de programa de atenção às gestantes, incluindo transporte gratuito, realização de exames e todo o acompanhamento pré-natal, e acompanhamento técnico adequado por meio do SUS desde a fase pré-natal até o após o nascimento do bebê, fazem parte do escopo do Plano de Atuação de Nestor Fidelis.
Para conferir na íntegra o Plano de Atuação Parlamentar do candidato, clique aqui.