Com as quadras lotadas de jovens na Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda e na Escola Municipal 16 de Março (Núcleo Sadia), em Cáceres (a 225km de Cuiabá), o projeto “Prevenção Começa na Escola” encerrou as visitas à região Oeste de Mato Grosso, nesta sexta-feira (7). No decorrer da semana, quatro municípios receberam as intervenções culturais e apresentações da peça teatral ‘Inocentes Pétalas Roubadas’, da Cia. Vostraz, beneficiando cerca de 4 mil alunos.
Além de Cáceres, receberam o projeto da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Jauru. Foram duas apresentações por município, acompanhadas pelos promotores de Justiça da Infância e Juventude e pelas instituições integrantes da rede de proteção. “A presença maciça dos alunos e dos profissionais da educação demonstra o sucesso da iniciativa, especialmente nesse período de retorno das atividades presenciais”, avaliou o procurador de Justiça titular da Especializada, Paulo Roberto Jorge do Prado.
Conforme o procurador, o objetivo do projeto é transmitir de maneira simples, direta e objetiva mensagens orientativas e preventivas sobre importantes temas vivenciados por crianças e adolescentes no ambiente escolar, como o bullying, assédio sexual, drogas, gravidez na adolescência, entre outros. “Levamos a mensagem de forma lúdica, para que o público efetivamente compreenda”, afirmou.
Calendário - Ainda em outubro o projeto será levado para as cidades de Sinop (24/10), Colíder (25/10) e Cláudia (26/10). Em novembro, serão visitadas escolas em São Félix do Araguaia (07/11), Água Boa (08/11) e Paranatinga (09/11). Na última etapa as apresentações ocorrerão em Sapezal (21/11) e Diamantino (22/11).