Em entrevista na manhã de ontem (17), ao jornalista Luizmar Faquini, no programa “ Espaço Livre”, na Rádio Difusora de Cáceres (102,3), o guia de turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo - Comtur, Claudionor Duarte Correa, disse que chegou a hora da coordenação do Mutirão de Limpeza de Rio Paraguai, que este ano completou 34 anos, ser assumida por entidades como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Autarquia Águas do Pantanal, Associação Ambientalista Turística e Empresarial de Cáceres (ASATEC), Secretaria Municipal de Obras, entre outras.
“ A ação precisa ser oxigenada, e para isso precisamos nos reunir em busca de uma solução de quem realmente esteja disposto a assumir o mutirão”, disse Claudionor durante a entrevista.
No mutirão, realizado no domingo (09), a adesão ficou aquém do esperado, tanto de pessoas, como de embarcações, num comparativo com os anos anteriores.
E isso refletiu de forma direto no evento, tanto que a ação não foi feito todo o roteiro, anteriormente planejado pela coordenação.
Em 2023, o Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, ação idealizada pelo capitão aposentado da Marinha do Brasil, Renato Thomaz, voltada à preservação do rio Paraguai, completa 35 anos.