O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através da Comissão Crea Mulher e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), promoveram as palestras: “Autoconhecimento: Como avaliar sua vida”, ministrada pela coach, empresária e advogada Ana Maria Moser, e “Prevenção do câncer de mama”, conduzida pela voluntária da MT mamma Amigos do Peito, Glaucia de Freitas.
Na oportunidade, Ana Maria fez uma explanação sobre prevenção do câncer de mama, ao destacar o autocuidado. A ideia é trazer uma palestra que voltasse para o autoconhecimento com a análise da própria vida da pessoa. “A minha sugestão é que cada mulher tenha um tempo hoje para pensar na sua vida, e no seu tempo. Trazer um momento que seja de reflexão, às vezes a gente está no trabalho e na rotina do dia a dia. Então é no cotidiano que nós mulheres, diante de tantas atividades, não temos tempo de analisar as nossas necessidades, e a mulher tem suas próprias dificuldades. Além dela ser mãe, esposa, tia, filha, ela é uma profissional, dona de casa, ou seja, propõe suas necessidades de estudo, seus cuidados e às vezes deixa sempre aquilo que precisa de si para depois. O que é dela mesmo, os desejos, e as dificuldades acabam ficando para depois”, explicou Ana Maria, ressaltando que o amor próprio vai se esgotando e vai mexendo com o emocional, somatizando e podendo gerar futuramente uma enfermidade.
Já para a Glaucia, representante da Mt mamma, o mês de outubro é um alerta para todas fazerem o autoexame, que pode levar a um diagnóstico precoce e salvar vidas. Descoberto no início, o câncer de mama tem até 95% de cura. Os relatos de experiências próprias foram de abalo emocional, aceitação da doença, a importância da acolhida e da motivação pela vida. Sustentação que muitas mulheres conseguem na Associação MT Mamma. “Existem aproximadamente 360 mulheres em tratamento, que são acolhidas, assistidas pela Associação MT Mamma, com o objetivo de elevar a autoestima e se solidarizar com a causa dessas mulheres nesse momento difícil”, relatou ela, ressaltando a importância do voluntariado de pessoas em prol da MT mamma, que dedicam um pouco do tempo para abraçar a causa.
Além do presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, a mesa do evento foi composta pela diretora financeira do Conselho, eng. sanitarista, Rosidelma Guimarães, pela diretora administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes e pelo presidente Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), eng. de Segurança do Trabalho Frederico Mansur.
Juares Samaniego avaliou o encontro como de grande importância, parabenizando a comissão do Crea Mulher pela iniciativa e por estimular o cuidado das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama e realizar o autoexame, além da preocupação de buscar ajuda médica regularmente. “Isso é importante para o Conselho, que a cada dia tem um número maior de engenheiras. O volume de profissionais registradas no Crea cada ano aumenta e a autarquia vem abraçando todos os meses uma campanha como forma de conscientizar as modalidades do Sistema”, disse Samaniego. Ao ressaltar o “Crea Mulher de MT” e suas ações, o presidente salientou que atualmente a plenária está repleta de mulheres. Na época em que foi conselheiro federal, não tinha nenhuma mulher representando o Confea, hoje tem quatro profissionais de várias modalidades ocupando a cadeira de conselheira federal. “Énítida a evolução das engenheiras na profissão, inseridas no Crea Mato Grosso e participando de forma transparente e cooperativista no Sistema e entendendo cada vez mais a importância da o órgão”, explanou.
Para coordenadora da Comissão Crea Mulher, eng. mecânica Priscila Bernardi Rockenbach, o evento vai ao encontro do Sistema Confea/Crea de Mato Grosso. Proporcionando informações e bem-estar tanto para as profissionais do Sistema de Mato Grosso. “Desde a sua concepção, em 2018, o Programa Mulher representa um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Em 2019, segundo dados do Confea, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. A comissão Crea Mulher de Mato Grosso, assim como o Crea Mulher nacional, tem o objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, que atualmente representam 200 mil profissionais inscritas no Sistema e o “Outubro Rosa” propõe esse nicho, de muitas outras ações que serão elaboradas em prol da valorização profissional.
A Comissão do Crea Mulher de Mato Grosso é composta também pela coordenadora adjunta, eng. de Segurança do Trabalho, Giuvania Maria Soares e as membras: eng. agrônoma Lys Barco; eng. civil Luanna Lima; eng. sanitarista Rosidelma Guimarães; eng. civil Aledir Magalhães.
A diretora-administrativa da Mútua-MT, Suzan Lannes, disse que a prevenção é primordial devido aos números positivos de quem descobre o câncer no começo. “A probabilidade de cura é mais de 90%, por isso o diagnóstico precoce da doença é importantíssimo e, como representante da Mútua, estamos engajados no Programa Crea Mulher, foi lançado pelo Confea em 1997 e, de lá pra cá, têm mais mulheres envolvidas na política classista, que é o objetivo principal do programa, ou seja, trazer a mulher pra dentro do Sistema”, disse Suzan. O encontro também contou com a presença da conselheira, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, representantes de entidades de classe, profissionais do Sistema, colaboradoras e membros da MT mamma.