A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), participou nesta terça-feira (15/11), às 8h30 , horário de Brasília, de uma mesa internacional na 27ª sessão da Conferência das Partes da ONU (COP), em Sharm El Sheikh, no Egito, com prefeitos de outros continentes que apresentaram experiências exitosas para o meio ambiente e o planeta.
Além de Eliene, compuseram o painel de Energias Limpas, Winny Yawo Dogbatse, Prefeito de Kloto, Togo,; Rafal Trzaskowski, Prefeito de Varsóvia na Polônia; Georges Youssef, Prefeito de Menjez no Líbano e Anna Reynolds, Prefeita de Hobart, Austrália.
Em seu pronunciamento a prefeita de Cáceres, apresentou o município, seus patrimônios naturais, principalmente o Pantanal Mato-grossense. Eliene destacou a importância de Cáceres ter a maior usina fotovoltaica em órgãos públicos do Brasil e que ela gera 250 KW hora e abastece 130 prédios públicos entre eles escolas e unidades básicas de saúde. Ela também falou da necessidade de investimentos nacionais e internacionais para mais projetos como este no município, principalmente para famílias mais pobres e destacou que em um município com mais de 96 mil habitantes apenas um residencial tem placas solares e somente para o aquecimento de água. “Precisamos de investimentos e tecnologias avançadas para oferecermos energia limpa e renovável e também preservar nossos rios e o pantanal. O resultado da nossa usina comprova a necessidade de mais projetos como este” ressaltou Eliene Liberato. Na oportunidade a prefeita solicitou investimentos para o saneamento em Cáceres.
Um dos objetivos da COP é conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente.
A gestora municipal agradeceu a oportunidade por integrar tão importante evento com prefeitos de outros quatro países e poder apresentar Cáceres para o mundo.
Amanhã ela participa de outra mesa que tem o tema “Construindo Caminhos rumo à transição justa”, com mais duas prefeitas da Amazônia Legal, Francinete Carvalho, de Abaetetuba - Pará e Cinthia Ribeiro, de Palmas - Tocantins. Também participa da mesa a Deputada Federal Socorro Neri, do Acre. “Nesta mesa terei 20 minutos de fala e vou apresentar um vídeo institucional de Cáceres, legendado em inglês com nossa história, potencialidades, cultura, folclore, gastronomia, turismo e projetos ambientais. Também vou distribuir esse material para líderes de diversos países”, confidenciou Eliene.
A prefeita de Cáceres foi convidada oficialmente pelo Instituto Alziras - uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública - e pelo Instituto Clima e Sociedade.
O Governador de Mato Grosso Mauro Mendes, o secretário Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o Deputado Estadual Max Russi, também participam da Conferência.