As inscrições são gratuitas e a seleção será feita por meio de notas do ENEM
Termina na quarta-feira (30.11), o prazo para as inscrições no seletivo de ingresso 2023/1, por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo.
São ofertadas 46 vagas remanescentes nos dois cursos de graduação com seleção por meio de notas de qualquer edição de 2011 a 2021 do ENEM. Os cursos são gratuitos e não haverá cobrança de taxa de inscrição.
As inscrições são exclusivamente pela internet no link : https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6484
Com quadro de docentes e técnicos qualificados no âmbito de mestrado e doutorado, laboratórios estruturados e uma política de assistência e apoio didático-pedagógico para a permanência e sucesso de estudantes, o IFMT Cáceres oferece, além de cursos totalmente gratuitos, bolsas de iniciação científica, de incentivo à pesquisa e iniciação científica e de apoio à extensão.
Engenharia Florestal
O curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal é ofertado em período integral diurno com duração mínima de 5 anos. A instituição prepara profissionais da Engenharia Florestal para analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas.
O campo de trabalho da Engenharia Florestal é amplo, a exemplo da área de Produção de Madeira com atuação no manejo de florestas nativas, na silvicultura (florestas plantadas) e na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, assim como na produção de produtos não-madeireiros. Entre as áreas de atuação da profissão está a Ambiental com a preservação, conservação e recuperação de áreas, além de assessoria e consultoria nas áreas de licenciamento de propriedades rurais e de recuperação de Áreas de Preservação Permanente.
Licenciatura em Química
Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso de Licenciatura em Química do IFMT Cáceres atende demandas de todo o estado por formação de profissionais na área. Com duração mínima de 4 anos de formação (8 semestres), o curso é ofertado no período noturno para ampliar as possibilidades de acesso aos estudantes, inclusive para quem já trabalha e para profissionais com outras graduações que atuam em química e esperam por esta oportunidade de formação específica.
Como campo de atuação, a pessoa graduada em Química no IFMT Cáceres poderá atuar tanto na docência como em indústrias, conforme orientação do Conselho Federal de Química.
Segunda etapa da campanha segue até 17 de dezembro, segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participou dos debates e fez diversos apontamentos quanto à arbitrariedade do estado e a inconstitucionalidade do Decreto 723/2020, lançado pelo governo Mauro Mendes em plena pandemia.
Em reunião que ocorreu na tarde do dia 17, as defensoras Rosana Leite, Olzanir Carrijo e Tânia Matos discutiram com entidades civis e governamentais que atuam em prol da população LGBTQIAP+ medidas visando a implantação do primeiro ambulatório transgênero de Mato Grosso
O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Sesc Porto Cercado, em Poconé
Dados da Fiocruz apontam que aumentou o número de casos da doença em todo o país
O programa de capacitação, promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, visa qualificar empresários e trabalhadores do comércio para as vendas de fim de ano
O crime é investigado pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira; os restos mortais da vítima foram localizados e encaminhados à perícia.
Recital é uma homenagem ao 30º aniversário do Conservatório Musical Dunga Rodrigues