A prefeitura de Cáceres, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Logística e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã de terça-feira (20), o plantio de 120 mudas de árvores nativas da flora matogrossense na área em recuperação da antiga cascalheira.
O Ministério Público de Mato Grosso, representado pela Promotora de Justiça Liane Amélia Chaves, é parceiro neste projeto.
O engenheiro Wesley Lopes, secretário municipal de Infraestrutura, informou que para preparar a área foram utilizados aproximadamente 270 caminhões caçamba com aterro e envolvidos 42 funcionários. “O adubo utilizado é das folhas, galhos, troncos triturados das podas de arvores na cidade. A adubação é uma etapa fundamental para o sucesso do plantio”, observou Wesley.
A prefeita Eliene Liberato Dias, que participou do plantio com alunos da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, acompanhados pela diretora Liamara Rodrigues, disse que nesta primeira etapa são 12 mil metros quadrados recuperados. “A próxima etapa já está em andamento com o preparo do terreno para plantio em mais 32 mil metros quadrados. Minha intenção é fazer deste local um parque público”, confidenciou a prefeita.
O Secretário de Meio Ambiente Antônio Luiz Gallo ressaltou que este tipo de intervenção repara o dano ambiental instalado no local e que o plantio das mudas, evita que a área degradada tenha mais erosão . “A recuperação da área degradada requer o plantio de espécies vegetais nativas, que tem função ecológica ou de proteção do solo”, concluiu Gallo.
Participaram ainda da ação a Empaer e Ong CTC .
Com o pagamento do 13º e o salário de dezembro, em uma semana Governo injeta mais de R$ 1 bilhão na economia estadual
Antes de pegar a estrada, é importante checar itens de segurança do veículo para garantir uma viagem segura