A prefeitura de Cáceres, recebeu solicitação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para que o município apoie a divulgação do Censo Demográfico e ajude na conscientização da população em alguns bairros do município com baixa quantidade de entrevistas realizadas, visando a finalização dos trabalhos censitários.
O Censo Demográfico permite um levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios, apontando principalmente o número de habitantes que vivem no município.
Segundo a Superintendente Estadual do órgão, Millane Chaves da Silva o IBGE iniciou a coleta do Censo Demográfico no mês de agosto de 2022 em todo território brasileiro, objetivando demonstrar um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas, necessárias para o planejamento público e privado da próxima década. “Os resultados do Censo Demográfico têm sua relevância reforçada se considerarmos o uso destas informações e das projeções de população que se fazem a partir deles, durante uma década, para a distribuição dos Fundos de Participação de Estados e Município”, observou Millane.
A prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias, reforçou a necessidade de ter um número mais aproximado possível de habitantes no município.
Ela fez um apelo à população cacerense para que atenda os recenseadores ou se dirijam a sede do IBGE em Cáceres para participarem do censo. “Contamos com a colaboração de toda a população para receber o recenseador e responder ao questionário, pois o censo é importante, não apenas para identificar o número de habitantes mas para garantia de recursos necessários para implantação de políticas públicas e serviços essenciais à população”, avaliou Eliene.
A solicitação é motivada pela prévia da população divulgada pelo IBGE, onde por enquanto Cáceres aparece com um número menor do que o divulgado pelo último censo. “Com essa diminuição o município poderá ter reflexos negativos nos repasses de recursos federais, principalmente do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios”, concluiu.