PM divulga serviço de disque denúncia
Por
15/01/2013 - 16:08
Com vistas à imperativa e contínua necessidade de combater o crime, sendo a Segurança Pública, conforme a expressão do Art. 144 da Constituição Federal: “...dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”; embora imputando ao Estado o encargo principal, chama a população à co-responsabilização.
Neste contexto, a nossa intenção é estreitar o nosso relacionamento com a sociedade, estimulando o cidadão a adotar um comportamento proativo, caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito, já que o cidadão detém informações valiosíssimas que podem agregar qualidade e potencializar o nosso trabalho, nos proporcionando maior eficiência operacional, em prol da paz social e do bem estar coletivo.
Sendo assim, uma de nossas estratégias é solicitar a cooperação da mídia para que seja intensamente disseminada a cultura de denunciar, em atenção ao princípio de policiamento comunitário ou participativo. Neste momento, a prioridade é chamar a atenção de taxistas, proprietários de hotéis, bares e restaurantes e postos de combustíveis, onde existe maior contato com pessoas procedentes de outras localidades, principalmente.
A integração do Disque-Denúncia com os meios de comunicação é essencial para que o serviço obtenha êxito, ganhe visibilidade e inspire a confiança de quem quer fazer uma denúncia. Portanto, a mídia, como mobilizadora da população, é muito importante para que nosso trabalho alcance o sucesso.
Informações a serem disseminadas
1. O serviço de DISQUE DENÚNCIA é disponibilizado para que o cidadão faça sua denúncia anônima sobre qualquer crime, delito ou contravenção que tomar conhecimento, tais como tráfico de drogas, pedofilia, aliciamento de menores, maus tratos, seqüestro, furto, roubo, homicídio, atuação de gangues etc. O DISQUE DENÚNCIA atende 24 horas ininterruptas através do telefone (gratuito) 0800 - 653939 e garante o anonimato do denunciante, que não precisa ser identificado;
2. É ideal que o denunciante ofereça as informações indispensáveis, tais como: discriminação detalhada dos fatos de que tomou conhecimento; caracterização completa dos suspeitos e endereço completo e referências do local do crime ou residência do denunciado;
3. Neste momento, uma atenção maior é dada para chamar a atenção de taxistas, proprietários de hotéis, bares e restaurantes e postos de combustíveis, para que caso algum desses personagens tomem conhecimento ou percebam pessoas diferentes, incomuns, estranhas, procedentes de outras regiões, com atitudes suspeitas, acionem o 0800 – 653939 para transmitirem as informações;
4. Caso o conteúdo da solicitação requeira atendimento imediato ou de urgência, perde o caráter de denúncia, configurando assim a prestação do serviço de emergência 190.