Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Moretto cobra mais segurança na região de fronteira e leva prefeitos para conhecer Vigia + MT
Por Abraão Ribeiro - Assessoria de Imprensa
13/03/2023 - 16:29

Foto: reprodução

Mesmo licenciado da sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) segue trabalhando pela segurança pública de Mato Grosso. O parlamentar promoveu nesta semana uma rodada de apresentações – para alguns prefeitos da região oeste – sobre o Programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado, que consiste na interligação das câmeras de monitoramento instaladas nos municípios com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), sediado em Cuiabá. Já estiveram presentes na Secretaria Estadual de Segurança Pública os prefeitos de Pontes e Lacerda, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Figueirópolis D’Oeste, juntamente com o deputado, para conhecerem o programa de segurança monitorada. Prefeitos de outros municípios de fronteira devem comparecer semana que vem na Sesp para ficarem a par do projeto a convite do parlamentar, que é chamado por todos como o “deputado da fronteira”.

Para Moretto, esse momento onde os prefeitos estão aderindo ao Vigia Mais MT é a coroação de um trabalho voltado para a segurança pública que vem sendo desenvolvido há tempos, desde a sua primeira gestão como deputado estadual. O parlamentar lembra que sua equipe técnica atua nessa questão desde 2019, em conjunto com o ex-secretário estadual Alexandre Bustamente, com visitas a campo, ouvindo as demandas de cada município e localizando pontos estratégicos para a implantação de câmeras de segurança. A proposta do Programa Vigia Mais MT, de acordo com o republicano, é “ampliar ainda mais o uso da tecnologia no combate à violência”.

“Esse é o objetivo. É um programa do Governo Estadual, do governador Mauro Mendes, juntamente com o secretário [estadual] de Segurança, Coronel Roveri, no sentido de trazer essa ferramenta para aumentar a eficiência na segurança pública do Estado de Mato Grosso. E esse programa vem de encontro a uma cobrança que faço desde que entrei na Assembleia, com o antigo secretário, o Bustamante, para que a segurança fosse reforçada em todo o Mato Grosso, em especial na região de fronteira, onde ainda temos índices altos de criminalidade. Tivemos bons avanços, mais precisamos de mais. Nós sabemos que a Segurança Pública é um dos pilares importantíssimos para uma boa qualidade de vida, e por isso estou trazendo os prefeitos da região oeste aqui na Sesp para conhecerem e aderirem ao programa, mostrar como funciona o projeto para que o município adote as medidas necessárias para participar”, ressaltou Moretto.

O secretário estadual de Segurança Pública, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, fez questão de agradecer ao deputado Moretto pela luta em relação à segurança pública vinda de muito tempo, além do fato de que o parlamentar foi o grande articulador dessas reuniões, convocando os prefeitos para que conhecessem o programa e aderissem a ideia. “Quero agradecer o deputado Moretto por esse trabalho importante de reunir os prefeitos interessados e que já nos garantiram que irão aderir a esse projeto Vigia Mais MT. O prefeito Alcino, de Pontes e Lacerda, por exemplo, já nos garantiu que vai implantar esse sistema de segurança lá no seu munícipio, assim como o prefeito de Campos de Júlio e outros que o Moretto trouxe aqui na secretaria pra gente conversar e chegar a um consenso que será muito bom para a sociedade”, pontou o secretário estadual.

Por sua vez, o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, disse que “esse programa é muito importante para a região de fronteira” e agradeceu ao Governo do Estado e também ao deputado estadual pela parceria. “Com certeza Pontes e Lacerda ficará 100% vigiada com esse programa. A utilização das tecnologias auxilia o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Com isso, gera resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos. Obrigado governador Mauro Mendes por esse programa, e agradeço também o secretario Roveri e ao deputado Moretto pelo empenho em levar mais segurança para a nossa região. Isso demonstra bem o comprometimento dele com o nosso povo”, destacou Alcino.

O prefeito Irineu Marcos Parmeggiani, o Parma, de Campos de Júlio, recebeu a proposta de desenvolvimento do Vigia Mais MT com entusiasmo e, segundo, ele, o município será parceiro para o seu desenvolvimento. “A grande intenção é fazer com esse projeto, somado com aquilo que nós já temos – atuando já há alguns anos – possa deixar cada vez mais robusto esse aparato tecnológico, de inovação, que faz com que a gente fortaleça mais a nossa segurança pública. Quero agradecer o deputado Moretto por estar fazendo essa ponte entre nós, prefeitos, com o Governo do Estado, fazendo com que cada vez mais os investimentos em segurança pública possam chegar às nossas ruas, nas nossas estradas, nos nossos bairros, fazendo com que cada vez mais nós tenhamos um município vigiado, monitorado, aumentando a segurança para a nossa população”, enalteceu o prefeito de Campos de Júlio.

O prefeito Uilson José da Silva, de Nova Lacerda, e Ademir Felicio Garcia, o Mirim, de Figueirópolis D´Oeste, concordaram no mesmo sentido de que o programa “vai impactar positivamente na melhoria da Segurança Pública da região”, e se comprometerem a formatar a parte documental com suas equipes técnicas para adquirirem os equipamentos de segurança. Ambos também elogiaram o trabalho do Moretto, que há muito tempo vem lutando para que essas cidades possam ser monitoradas de forma integrada.

Programa Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.

O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.

Carregando comentarios...